Valorizar os gostos e costumes locais, reforçando simultaneamente o papel da festa como um espaço de construção coletiva
As candidaturas ao Concurso das Marchas Populares de Almada 2026 estão a decorrer até 31 de outubro, devendo as mesmas serem formalizadas através do envio documentação necessária, que pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Almada, para o endereço eletrónico dpac@cma.m-almada.pt.
“Ao promover as Marchas Populares de Almada, o Município de Almada pretende valorizar os gostos e costumes locais, reforçando simultaneamente o papel da festa como um espaço de construção coletiva de uma identidade comum”, refere a autarquia.
As Marchas Populares são uma expressão cultural profundamente enraizada na tradição popular, e desde 1994, esta iniciativa tornou-se um momento destacado na vida cultural da cidade, reunindo diversas entidades locais. “Cada participante contribui com seus conhecimentos e disponibilidade, que se refletem no espetáculo final, marcado pela cor e pelo ritmo, e aberto a toda a população”.
Lembra ainda a Câmara de Almada que as Marchas Populares são também um “instrumento para concretizar e viabilizar projetos culturais e sociais, promovidos tanto pelo movimento associativo como por outras organizações sem fins lucrativos do concelho”.
Assim sendo, a participação ativa da comunidade, especialmente das associações, é fundamental para a dinâmica do Concurso Marchas Populares de Almada. “Para garantir o sucesso do evento, é essencial uma gestão eficiente e racional dos recursos disponibilizados pelo Município de Almada, responsável pela organização do concurso”.