Almada: Jovem atleta diz que os sonhos são o primeiro passo para se conseguir sucesso

Almada: Jovem atleta diz que os sonhos são o primeiro passo para se conseguir sucesso

Almada: Jovem atleta diz que os sonhos são o primeiro passo para se conseguir sucesso

Isabel Luís recebeu a distinção através de Nuno Maia, director geral da AISET

Dedicou o prémio ao seu treinador, Pedro Pessoa. “Sem ele nada teria sido possível”

“Uau, não estava mesmo nada à espera”. Foi assim que a jovem atleta almadense na modalidade de Marcha recebeu o Golfinho d’Ouro por ter sido a Figura de Almada mais votada, distinção que lhe foi entregue por Nuno Maia, director geral da AISET – Associação da Indústria da Península de Setúbal. 

- PUB -

Depois de agradecer à família e amigos por sempre terem acompanhado o seu percurso, agradeceu também a todos os que nela votaram para receber este galardão.

Dedicou o prémio ao seu treinador, Pedro Pessoa. “Sem ele nada teria sido possível”, afirmou. Por fim, deixou como mensagem: “Sigam os vossos sonhos, agarrem-se com determinação a eles, porque é o primeiro passo para alcançarem o que querem”.

Campeã Nacional de Juvenis na prova de 5000 metros em pista, em Beja, o que lhe valeu a qualificação para o Campeonato da Europa de sub-18, a jovem de 17 anos na época 2022/2023 sagrou-se em Porto Mós Campeã Nacional de cinco quilómetros de estrada.

- PUB -

Além de outras medalhas como a de vice-campeã no Olímpico Jovem em 2022, nos quatro quilómetros Marcha e medalha de bronze de Marcha em estrada 2023 cinco quilómetros, a atleta nascida a 9 de Maio de 2007, conseguiu na Eslováquia, o ano passado, classificar-se em nono lugar no Campeonato da Europa, e na época 2024/ 2025, na prova de 10 quilómetros em Lagoa, foi vice-campeã Nacional.

Representante do Clube Pedro Pessoa – Escola de Atletismo, radicado na Sobreda, onde começou a sua actividade desportiva na época 2019/ 2020, Isabel Luís começou por praticar diversas disciplinas do atletismo, mas especializou-se na sua actual disciplina, a “Marcha Atlética”.

A sua primeira prova foi um quilómetro marcha, e correu-lhe “bem” diz. A partir daí, “eu e o meu treinador começámos a treinar marcha e foi aí que a minha jornada começou”. Para a atleta, esta modalidade já faz parte de si própria. “É a minha ‘terapia’, o meu refúgio quando estou stressada e triste”, sublinha, acrescentando: “Claro que nem sempre corre tudo bem, a modalidade tem a ‘chatice’ de uma vez por outra sermos desqualificados por motivos técnicos, mas o importante é saber lidar com isso, levantar e continuar a treinar, nem sempre é fácil fazer isso”.

- PUB -

Como objectivos futuros diz estar a tentar conseguir os mínimos para os campeonatos de equipas europeus e para os campeonatos europeus sub-20. Também não está fácil, mas se as coisas fossem sempre fáceis, era mau sinal.

Os nomeados para Figura do Ano em Almada, e que estiveram em votação com Isabel Luís, foram o carismático atleta e treinador de natação José Freitas, de 92 anos, e a actriz e encenadora Teresa Gafeira, membro da direcção da Companhia de Teatro de Almada.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -