A iniciativa da Provedoria dos Animais do Município pretendeu “homenagear e reconhecer o esforço” das associações
Foram conhecidos os vencedores da 1.ª edição dos prémios Rafeiro de Ouro, no Fórum Municipal Romeu Correia. Esta iniciativa, da Provedoria dos Animais do Município de Almada, traçou como objectivo “homenagear e reconhecer o esforço e dedicação das associações de protecção animal, grupos informais, cuidadores individuais e instituições à causa animal”.
Um dos homenageados da noite foi o Ladrão, que entrou acompanhado por Elsa Ribeiro, sua tutora há quatro anos. O canídeo recebeu o Prémio de Honra, entregue por Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, que se mostrou orgulhosa da comunidade que lidera. “Um município que consegue demonstrar tanto carinho, amor e reconhecimento a um cão maravilhoso como é o Ladrão é francamente um município especial”, realçou, deixando um agradecimento especial ao Ladrão. “Toda a alegria e carinho que deu a tantas pessoas de Almada, mas também à sua tutora que está a cuidar dele no final da sua vida.”
Nuno Paixão, Provedor dos Animais do Município de Almada, enalteceu a gratidão sentida por todas as pessoas, associações e organizações. O provedor explicou que esta iniciativa tinha como objectivo enaltecer o trabalho realizado por todos os envolvidos. “Queremos agradecer, louvar e nomear todos os que estão envolvidos na protecção animal. Queremos envolver a comunidade e chamar a atenção para esta luta e o esforço e trabalho de equipa realizado por todos”.
A presidente do município almadense, Inês de Medeiros, fez uso da palavra no encerramento da iniciativa para agradecer o trabalho das associações, que facilita bastante a tarefa da edilidade. “Sem o vosso trabalho não seria possível. Todos juntos damos grandes passos em direcção a uma sociedade onde pessoas e animais convivem sem uma relação de poder entre elas”.
A presidente da autarquia aproveitou para lembrar os “esforços encetados pela autarquia na construção do novo Centro de Recolha Oficial de Almada (CROA)”, garantindo que o projecto deverá ser concluído durante 2023 “para que a empreitada possa avançar”. A líder autárquica assegurou que o futuro CROA vai albergar o Serviço Municipal Veterinário, mas também as associações de cães e de gatos. Além do compromisso assumido, o município informou que em 2023 está prevista a introdução do cheque veterinário para “apoio às famílias mais desfavorecidas”.