Almada: Casa da Cidade revela Bataria de Artilharia de Costa apontada para defender o Tejo

Almada: Casa da Cidade revela Bataria de Artilharia de Costa apontada para defender o Tejo

Almada: Casa da Cidade revela Bataria de Artilharia de Costa apontada para defender o Tejo

A inauguração foi hoje e leva os visitantes pelos sítios do plano para assegurar a defesa dos portos de Lisboa e Setúbal

A Casa da Cidade, na Cova da Piedade, concelho de Almada, recebe a partir de hoje a exposição “Cartografia do Horizonte: do Território aos Lugares”. A mostra, organizada pela Câmara de Almada resulta de uma parceria com o Exército português e a ARTCOSTA – Associação dos Amigos de Artilharia de Costa Portuguesa tendo como curadoria Ana Paisano e Frederico Vicente.

- PUB -

Trata-se de uma exposição construída para “valorizar a dimensão poética da paisagem do litoral e dá a conhecer as Batarias da Artilharia de Costa como o último sistema de defesa físico construído em Portugal, sublinhando a forma como se relaciona com o mar e a paisagem costeira”, explica a nota de Imprensa da autarquia.

A “Cartografia do Horizonte” é assim uma viagem aos oito sítios que contam da vasta grafia do Tejo, para esboçar um mapa de investigação que começa na torre e segue até ao posto de observação, com mira no Regimento de Artilharia de Costa.

“Do Território aos Lugares, divide-se em duas escalas de aproximação, sublinhando os sítios secretos e esquecidos do ‘Plano Barron’, a memória dos arquivos e acervos militares e a contemporaneidade que espreita o expectante futuro destes lugares”, refere a organização que acrescenta ser este um “ensaio visual pelo artista Tiago Casanova”, a orientar o roteiro “captando o estado de ocupação de muitas destas batarias”. Por sua vez a artista Léna Lewis-King, através de vídeo, “introduz o tempo destes lugares”.

- PUB -

Paralelamente à exposição, foi desenhado o programa público que conta com uma oficina de experimentação destinada a crianças e jovens, visitas guiadas à exposição e às batarias no arco ribeirinho norte e sul, e ainda conversas em torno do tema com especialistas de diferentes áreas.

“Cartografia do Horizonte: do Território aos Lugares” é um mapa de mapas, para desdobrar, e se “demorar o olhar e esquecer que se demora no olhar nas possíveis leituras dos diferentes horizontes”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -