Espectáculo vai estar em cena na sala Experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite, nos dias 3 e 4 de Dezembro
A peça “Ainda Marianas”, espectáculo a partir do processo a que foram sujeitas as autoras de “Novas cartas portuguesas”, pela edição do livro em 1972, em plena ditadura, vai estar em cena na sala Experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), Almada, nos dias 03 e 04 de Dezembro.
Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa – conhecidas como as “Três Marias” – são as autoras de “Novas cartas portuguesas”, uma das obras mais importantes obras dadas à estampa no tempo do fascismo, pelas realidades políticas, sociais e morais que revelavam – da condição da mulher, sem a plenitude dos direitos de cidadania, à pobreza, à emigração e à guerra colonial -, que levaria as autoras a julgamento sob a acusação de o livro ser “insanavelmente pornográfico e atentatório da moral pública”.
Com criação e dramaturgia de Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu, o espectáculo é uma criação de Os Possessos e terá a primeira récita às 21:00 do próximo sábado, repetindo, no dia seguinte, às 16:00.
Também no dia 03, às 21:00, mas na sala principal do TMJB, a proposta é o espectáculo de flamenco “Sombra efímera II”, com coreografia e interpretação de Eduardo Guerrero.
Nascido em Cádis, em 1983, Eduardo Guerrero, é considerado um dos mais conceituados bailarinos de flamenco da actualidade.
“Sombra Efímera” é um espectáculo criado em 2018, que ganhou um novo capítulo, “Sombra Efímera II”, em 2019.