28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalAlmadaPrisão preventiva para auxiliar do Garcia de Orta que furtava e ameaçava...

Prisão preventiva para auxiliar do Garcia de Orta que furtava e ameaçava utentes idosos

Crimes permitiram que furtasse peças de ouro que depois vendia, amealhando mais de 15 mil euros

 

- PUB -

O Tribunal de Almada colocou em prisão preventiva um homem de 35 anos, auxiliar de acção médica no Hospital de Almada, que ao longo de um ano e meio furtava ouro e cartões bancários a dezenas de utentes idosos que davam entrada nas Urgências do Hospital. O suspeito foi detido na segunda-feira e a sua companheira também foi constituída arguida por beneficiar dos crimes que o suspeito praticava.

A investigação partiu da PSP de Almada e na sequência de várias diligências, os polícias conseguiram deter o suspeito no Hospital de Almada, bem como reunir provas suficientes para que o Juiz de Instrução Criminal o colocasse em prisão preventiva. Os crimes levados a cabo pelo suspeito permitiram que furtasse peças de ouro que depois vendia em ourivesarias e com essa venda amealhar mais de 15 mil euros.

O suspeito levava os idosos que eram admitidos nas Urgências do Hospital para zonas privadas do hospital, como casas de banho, onde levava a cabo os crimes. Ameaçava os utentes, vulneráveis, para lhes fornecer os cartões bancários e respectivos pins e depois ficava-lhes com peças de ouro que deviam ser guardadas em cacifos. Com os cartões e ouro em sua posse, o homem levantava dinheiro em caixas multibanco e vendia o ouro, elevando assim aos milhares de euros os proveitos do crime.

- PUB -

A operação da PSP de Almada na segunda-feira levou ainda à realização de quatro buscas, uma domiciliária à residência do suspeito e três não domiciliárias, tendo sido apreendidos vários objectos e artigos relacionados com os crimes praticados. O suspeito foi presente a Tribunal e ficou em prisão preventiva. Está indiciado por dezenas de crimes de furtos e abuso de cartão bancário. A sua companheira foi constituída arguida no processo. Não participava nos crimes, mas beneficiava do dinheiro que o auxiliar de acção médica conseguiu com os furtos.

A PSP apela a eventuais vítimas que não tenham até ao momento apresentado queixa, que entrem em contacto com a Esquadra de Investigação Criminal de Almada presencialmente, ou através dos seguintes meios: 212721407 ou [email protected].

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -