1 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaChefes de equipa das urgências do Garcia de Orta continuam em funções...

Chefes de equipa das urgências do Garcia de Orta continuam em funções até serem substituídos

“Os profissionais continuam a prestar os melhores cuidados à população que servem”, lê-se no comunicado dos demissionários

 

- PUB -

Os chefes de equipa do Serviço de Urgência Geral (SUG) do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, que estão demissionários, asseguram funções até à sua substituição dos cargos, explicou a unidade hospitalar.

Os chefes das urgências apresentaram demissão no final de Outubro por considerarem que não estão “presentemente asseguradas as condições mínimas de segurança na maior parte dos turnos de SUG para os utentes que recorram a este serviço, nem para os profissionais que integram esta escala”.

Os signatários da carta de demissão apontam também “erros de escala, faltas de comparecimento de prestadores escalados e as escalas completadas com internos mais novos, maioritariamente internos da formação geral, muitas vezes apenas em regime parcial”.

- PUB -

Em comunicado enviado à agência Lusa, a administração do HGO, garante que os chefes de equipa mantêm-se em funções até serem substituídos e “que os seus profissionais continuam a prestar os melhores cuidados à população que servem”.

“O diálogo com as chefias é constante e o Conselho de Administração do HGO tem colmatado os constrangimentos identificados pelos profissionais, implementando um conjunto de medidas para melhorar e optimizar o funcionamento do SUG”, refere o conselho de administração.

Na nota, o HGO destaca a criação, este ano, de uma equipa fixa de urgência, composta por quatro internistas, a funcionar nos dias úteis, das 09h00 às 17h00, e a retoma do funcionamento do Serviço de Urgência Verdes e Azuis, como forma de diminuir a pressão do SUG e garantir, simultaneamente, melhor resposta às situações verdadeiramente urgentes e emergentes.

- PUB -

Por outro lado, adianta que acresce a abertura do Serviço de Observação de Psiquiatria destinado a doentes com patologia do foro da saúde mental, que permite, igualmente, aliviar a pressão nas equipas.

No mesmo comunicado, o HGO apela à utilização racional dos serviços de urgência para facilitar o acesso de utentes que se encontrem em situação grave, emergente e urgente, indicando à população de Almada e do Seixal que, em caso de doença aguda, contacte primeiro a linha SNS 24 (808 24 24 24), que se aconselhe com o médico assistente ou contacte o seu Centro de Saúde, para uma assistência de maior proximidade.

Quanto aos utentes sem médico de família, o hospital refere que poderão recorrer às Vias Verdes Almada e Seixal.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Pedro Catarino já é goleador-mor dos sadinos na 1.ª Divisão da AF Setúbal

Com cinco golos no Vitória B, avançado do plantel principal volta a ser decisivo
- PUB -