24 Fevereiro 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaCharneca de Caparica: Primeira pedra da Creche de Nossa Senhora da Rosa...

Charneca de Caparica: Primeira pedra da Creche de Nossa Senhora da Rosa foi lançada hoje na presença de sacerdotes e autarcas

Numa fase inicial o equipamento vai receber 86 crianças, mas a previsão é que chegue às 130. Deverá ser inaugurado dentro de um ano

- PUB -

Dentro de um ano, a freguesia da Charneca de Caparica, agregada em união com a da Sobreda, poderá estar a inaugurar a Creche de Nossa Senhora da Rosa, pertencente ao Centro Paroquial da Charneca de Caparica, e vem dar resposta a muitas crianças. Essa é a previsão do padre Francisco Mendes, pároco da localidade.

A primeira pedra foi lançada durante a manhã de hoje, cerca de 3 horas depois do Papa Francisco ter aterrado no Aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, onde foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para a Jornada Mundial da Juventude. Um facto que foi lembrado na cerimónia que ‘abre’ a construção deste equipamento para as crianças da Charneca de Caparica.

“Este momento também fica marcado pela chegada do Papa Francisco a Portugal”, disse Monsenhor José Lobato, administrador diocesano de Setúbal, que esteve presente na cerimónia acompanhado pelo Bispo de Santarém, D. José Traquina, e do Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, D. Paulo Romão. Presentes estiveram ainda a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, vereadores, autarcas da união de freguesias e muitos jovens peregrinos da Jornada Mundial da juventude.

- PUB -

Numa primeira fase, a Creche de Nossa Senhora da Rosa, ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Rosa, irá receber “86 crianças da freguesia”, disse o padre Francisco Mendes a O SETUBALENSE. “A Segurança Social não permitiu que o projecto tivesse maior dimensão, mas, numa segunda fase, quando permitir a ampliação, pensamos receber até 130 crianças”.

Quanto a investimento para este equipamento a ser construído em terreno cedido pela Câmara Municipal, diz o pároco que implica um “valor global de um milhão e cem mil euros”, sendo uma parte financiada através do programa PARES 2.0, outra por financiamento próprio do centro paroquial e outra tranche de apoio pela Câmara de Almada.

“Esta é uma promessa que se cumpre, e muito agradeço à presidente da Câmara de Almada pelo estímulo pessoal e institucional”, disse o padre Francisco Mendes que agradeceu também a presença dos bispos na cerimónia.

- PUB -

Para Inês de Medeiros, esta creche torna-se possível por existir “uma partilha sobre a necessidade deste equipamento para crianças”. Um equipamento que vem dar resposta a uma freguesia que “tem a particularidade de ser das mais férteis do País; temos muitas crianças e é preciso criar as condições necessárias para as receber”.

 

Parque da Paz na festa e culto da Jornada Mundial da Juventude

Entretanto, o Parque da Paz, é um dos centros da Jornada Mundial da Juventude no concelho com várias actividades a decorrerem diariamente. Amanhã, 3 de Agosto e no dia 4, entre as 9h00 e as 12h30, este grande pulmão verde da cidade vai receber os encontros Rise Up; trata-se de um novo modelo de catequeses da Jornada que desafia os jovens a reflectirem sobre grandes temas lançados no pontificado do Papa Francisco.

Segundo a autarquia, “o município de Almada é o único no distrito de Setúbal que vai transmitir, em directo, todas as missas oficiais a partir dos ecrãs instalados no Parque da Paz, na clareira situada ao lado da Alameda deste espaço verde.

Assim, é ainda possível assistir à transmissão das Missas de quinta e sexta-feira, pelas 11h30. No dia 5, sábado, é transmitida a Vigília, com início às 20h45. No último dia da Jornada, 6 de Agosto, é possível assistir à Santa Missa para o Dia Mundial da Juventude, a partir das 9h00.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -