15 Abril 2024, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaAlmada Extreme Sprint de volta às instalações da Lisnave para homenagear os...

Almada Extreme Sprint de volta às instalações da Lisnave para homenagear os campeões do concelho

Evento celebra a sua 5ª edição nos próximos dias 8 e 9 de Julho. Esperam-se milhares nos antigos estaleiros da Margueira

 

- PUB -

Os ânimos vão voltar a acelerar já no início do próximo mês. É nas instalações da antiga Lisnave que se voltam a correr as modalidades de Sprint e de Regularidade, numa edição dedicada aos campeões de ralis de Almada.

É a celebrar a 5ª edição que o Almada Extreme Sprint regressa para um fim-de-semana onde se espera voltar a contar com os habituais milhares apaixonados pelo desporto motorizado. Presentes também vão estar os pilotos Carlos Bica, Jorge Bica, Rui Madeira, Joaquim Capelo, Nuno Madeira, João Vicente e Ivo Tavares.

Em declarações a O SETUBALENSE, Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal, não deixou de salientar o significado que a competição continua a ter mesmo depois dos dois anos de interregno devido à pandemia da Covid-19 e das dúvidas que persistiram, por parte da autarquia, ao início.

- PUB -

“O número crescente na adesão ao evento vem mostrar precisamente que ele continua a fazer sentido para o concelho. Até pela razão óbvia de onde se realiza e por a antiga Lisnave ser um espaço que as pessoas gostam de voltar a visitar.”, afirmou Inês de Medeiros para acrescentar em seguida que “as dúvidas que existiam ao início, em termos de segurança e se iria ou não haver público para aderir a esta iniciativa” já se dissiparam, uma vez que este é agora um “evento consolidado no munícipio”.

E esta declaração ganha força e sentido depois de a autarca ter adiantado que já foi assinado e aprovado um apoio plurianual até 2025, estando assim garantida a realização da prova até essa altura.

Também Rui Madeira, um dos mais conhecidos pilotos residentes desta competição, quis deixar um agradecimento ao município pelo apoio a uma prova de desporto motorizado, um exemplo de evento ao qual a câmara “estava ainda muito fechada”, que decidiu dar a volta há cinco anos.

- PUB -

 

Competição espera mais diversidade para este ano

Como já se torna habitual, o fim-de-semana é repleto de iniciativas. No entanto, continua a haver espaço para novidades. Este ano, a zona da restauração será maior e o evento conta com uma edição especial do Mercado Urbano de Almada (MUDA). A vertente solidária também não vai faltar, estando esta parte reservada à Associação Acreditar, promovida pela “Help Who Helps”.

Organizada pelo Clube de Motorismo de Setúbal, a competição continua ainda a contar com as vertentes de Sprint e de Regularidade.

Tal como Joaquim Capelo, o director-geral do Clube de Motorismo de Setúbal, explicou na apresentação da prova, a primeira categoria, a de Sprint, conta com quatro passagens, uma de reconhecimento, uma de treino e as outras duas de competição sendo que, neste caso, conta a melhor prestação entre ambas.

Já na categoria de Regularidade inclui-se também quatro passagens, mas uma é de reconhecimento e as outras três são já de competição. Joaquim Capelo esclarece que “a primeira volta da competição é a de referência. Nas duas voltas seguintes, o objectivo é o de fazer o mesmo tempo que nesta primeira volta”.

É desta forma que o dia 8 de Julho, sábado, é dedicado apenas a um período de reconhecimento do circuito de prova, que vai ser feito de bicicleta. O dia seguinte, domingo, já vai receber a competição propriamente dita, com as voltas de reconhecimento e de referências a serem realizadas de manhã e as outras duas de cada vertente a terem lugar na parte da tarde.

O director-geral do Clube de Motorismo de Setúbal adianta ainda uma das diferenças em relação ao ano passado. “Em edições anteriores, tínhamos uma categoria específica para eléctricos. No entanto, este ano, há uma classe de eléctricos inserida na categoria de regularidade, o que permite que um veículo eléctrico possa ganhar esta vertente”, afirma.

Um evento que é organizado em parceria com a A.M. Gonçalves e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada, este ano para celebrar aquela que é a sua 5ª edição com a adrenalina ao rubro.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Desaparecido no mar esteve no sábado à pesca de choco no Sado

Ricardo Neves esteve no dia anterior à tragédia em embarcação turística. Mestre de embarcação critica quem se aventura na zona do naufrágio

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"
- PUB -