4 Fevereiro 2023, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaAnunciados os 15 vencedores da Mostra Nacional de Jovens Criadores 2022

Anunciados os 15 vencedores da Mostra Nacional de Jovens Criadores 2022

Quinze premiados, com valores de mil euros, foram conhecidos no Fórum Municipal Romeu Correia

 

- PUB -

Os artistas Dany Marques Ferreira, Carolina Duran e Pedro Lobo estão entre os 15 vencedores da edição deste ano da Mostra Nacional de Jovens Criadores (MNJC), que foram anunciados numa cerimónia em Almada.

Iniciativa do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), a entrega de prémios, no valor de mil euros para cada seleccionado, decorreu numa gala no Fórum Municipal Romeu Correia.

Dany Marques Ferreira venceu a categoria Arte Digital, com a obra “Plasticine”, e na arte urbana a galardoada foi Giulia Yoshimura Pestana, com o trabalho “Ruderal”.

- PUB -

Pedro Lobo, com “Kinky Ceramics”, foi o vencedor na área da cerâmica, e Mariana Guerreiro Ferreira (“Lessons in the Kitchen”) na categoria cinema, enquanto o prémio para a dança foi atribuído a Katarina Lanier (“Call Me Three Times”) e, na escultura, a vencedora foi Mab.ko, com a obra “Totem”.

Na área da fotografia, ganhou Guilherme Proença, com “Estudos sobre propriedade”, e na gastronomia, o vencedor foi Simão Jarro, com o trabalho “Atum na chapa acompanhado de um puré de batata-doce, cebolinhas caramelizadas e finalizado com um jus de cebola”.

Miguel Valente, com “Se calhar alguém já falou disto”, Clara Leitão, com “Lobacobra”, e Catarina Lobo Vasconcelos Letria, com “Toca-e-foge”, foram os galardoados nas categorias de humor, ilustração e literatura, respectivamente.

- PUB -

Carolina Duran, Leonardo Moura e Mafalda Fidalgo (“INTRA”) venceram a categoria de moda, assim como Jónatas Tota Pereira e Eu.Clides (“esquissofrénico”) na música, e na área da pintura, o prémio foi atribuído a Inês Nêves, com o trabalho “Ferida que dói e Ferida que não se sente”. No teatro, a vencedora foi a Naiana Soares Padial, com a obra “As vidas miúdas e outras insignificâncias”.

Nos últimos três dias, mais de 100 jovens artistas tiveram as suas obras em exposição no Fórum Municipal Romeu Correia e no Centro Cultural e Juvenil de Santo Amaro, em Almada.

Esta edição da Mostra Nacional de Jovens Criadores foi organizada, pela primeira vez, pelo Gerador, plataforma portuguesa independente de jornalismo, cultura e educação, numa parceria com a Câmara Municipal de Almada.

A artista plástica Joana Vasconcelos, os escritores Valter Hugo Mãe e Gonçalo M. Tavares, os estilistas António Tenente e Maria Gambina, e o compositor Manuel Durão, são alguns dos autores que venceram em edições anteriores.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

Minipreço do Bairro do Liceu assaltado esta tarde

O assaltante, que usava uma máscara de palhaço para não ser identificado, terá ameaçado os presentes com uma faca.
- PUB -