28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaMorreu actor Alfredo Sobreira da Companhia de Teatro de Almada

Morreu actor Alfredo Sobreira da Companhia de Teatro de Almada

Artista fez durante 26 anos parte da estrutura artística da CTA. O corpo do actor estará em câmara ardente a partir das 17h00 de hoje, na Igreja de Santos

 

- PUB -

O actor Alfredo Sobreira morreu na madrugada de quarta-feira, em Lisboa, informou a Companhia de Teatro de Almada (CTA), estrutura artística de que fez parte durante 26 anos.

O corpo do actor estará em câmara ardente a partir das 17:00 de hoje, na Igreja de Santos, acrescenta uma nota da companhia, citando a família de Alfredo Sobreira.

Nascido em 1931, Alfredo Sobreira fez parte da CTA desde 1978, quando esta se instalou em Almada, até 2004, tendo ao longo de 26 anos participado em 23 espectáculos.

- PUB -

Da carreira do actor constam interpretações de personagens de textos de autores portugueses como Camilo Castelo Branco, Gil Vicente, António José da Silva, Romeu Correia, Virgílio Martinho, José Saramago, António Borges Coelho e Fonseca Lobo.

Criou também personagens de autores estrangeiros como Charles de Coster, William Shakespeare, Eugene O’Neill, Albert Camus, Dostoievski, Bertolt Brecht, Anton Tchekhov e Aristófanes.

O primeiro director da CTA, e seu fundador, Joaquim Benite, assim como Rogério de Carvalho, Fernando Gusmão, Vladislav Pazi, Jorge Listopad e Vítor Gonçalves foram encenadores que dirigiram Alfredo Sobreira.

- PUB -

Na televisão, o actor fez parte do elenco de séries como “Zé Gato” (1980), “Uma Cidade como a Nossa” (1981) e “Duarte e Companhia” (1985), tendo ainda participado em filmes como “Sem ela”, de Anna de Palma, e “O judeu”, do cineasta brasileiro Jom Tob Azulay, sobre o dramaturgo António José da Silva.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -