6 Outubro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaTrafaria é a localidade escolhida para o primeiro festival internacional de música...

Trafaria é a localidade escolhida para o primeiro festival internacional de música Bluegrass em Portugal

O evento de música tradicional norte-americana vai ocorrer todo o fim de semana na vila da Trafaria e conta com a actuação de bandas internacionais

 

- PUB -

Vindo do outro lado do mundo, o Festival de música Bluegrass traz, pela primeira vez, a Portugal o melhor da música tradicional norte-americana. São três dias de festa que começa esta sexta-feira, dia 9, e se prologa na Trafaria, em Almada, até domingo.

O evento, que conta com o apoio da Associação Europeia de Música Bluegrass, traz para solo almadense quatro bandas internacionais, provenientes do Reino Unido, Bélgica, Suécia e Noruega e ainda a banda portuguesa de Bluegrass, ‘Stonebones & Bad Spaghetti’, que vão actuar em seis palcos distribuídos pela vila.

Com pouco destaque em Portugal, o estilo de música Bluegrass é proveniente da América do Norte e distingue-se por utilizar principalmente instrumentos de cordas, como o banjo, guitarra acústica e bandolim, intercalados com solos e improvisos dos artistas.

- PUB -

Ao ‘O Setubalense’, André Dal, director artístico do festival, conta que os três dias serão marcados por “muita música” e “envolvência do público”, de uma forma distinta com a qual o país não está familiarizado.

“É um festival muito diferente dos que temos habitualmente em Portugal. Os músicos são muito participativos e envolventes, não só em cima do palco, como fora dele. É um tipo de festa muito atraente e muito inclusiva”, afirma.

Como marca característica deste tipo de festivais, estão também previstas jams espontâneas, a acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar, e workshops com os músicos.

- PUB -

Uma viagem pela Trafaria

Além de um espectáculo musical, o festival é um convite à descoberta do centro da vila da Trafaria, local “onde o Tejo se faz ao mar”. No programa estão contemplados passeios pela vida, jogos tradicionais e actividades diversas levadas a cabo por associações e entidades locais.

A organização do evento é feita pelo grupo Recreios Desportivos da Trafaria que vê no evento uma forma única de promover a localidade aos que a visitam pela primeira vez.

“Este festival é uma oportunidade de dar a conhecer o estilo Bluegrass à população local e, em simultâneo, apresentar a Trafaria aos que vêm de fora”, diz João Rocha, presidente do clube. O responsável espera público de várias partes do globo que ficará a conhecer o que de melhor tem a região almadense.

“É uma terra muito bonita com uma beleza tradicional extraordinária. Temos o rio, a mata, a serra e as casas baixinhas, típicas da vila. E depois é a beleza das pessoas. Somos poucos, mas conhecemo-nos todos”, informa.

Para o dia de hoje está prevista uma sessão de histórias sobre a Trafaria, às 16h30, no Presídio da Trafaria, uma excursão organizada por Francisco Silva do Centro de Arqueologia de Almada que apresenta os recantos da vila, a iniciar às 18h, junto ao Casino, e às 19h iniciam-se os concertos das bandas belga, portuguesa e inglesa.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Primeira pedra de construção de empreendimento à beira-rio lançada no município do Barreiro

Novo espaço habitacional pretende atrair famílias locais e jovens a um preço razoável   O lançamento da primeira pedra de construção do novo empreendimento que vai nascer...

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima

Polícia Judiciária detém homem em Setúbal suspeito de dezenas de crimes de pedofilia

Suspeito aproveitou-se do facto de coabitar com a jovem de 17 anos para a sujeitar a abusos sexuais, que terão tido início quando a vítima tinha 12 anos
- PUB -