22 Maio 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalAlmadaDesafios para descobrir as origens e património da cidade de Almada à...

Desafios para descobrir as origens e património da cidade de Almada à beira Tejo

As visitas são gratuitas, livres, acompanhadas por especialistas ou por voluntários, entre 14 e 15 de Maio

 

- PUB -

O Open House Lisboa (OHL) está de regresso a Almada em mais um desafio para revelar a cidade através dos seus ícones arquitectónicos. A 11.ª edição deste programa proporciona aos visitantes livre acesso a diversos espaços históricos, contemporâneos, privados ou públicos, no fim-de-semana de 14 e 15 de Maio.

Para descobrir onde começa e acaba a identidade da cidade, o visitante pode percorrer o território, sendo guiado por um roteiro que “desvenda características de luz, cor, escala, materiais ou padrões que têm origens geográficas, sociais, culturais e simbólicas”, refere a Câmara de Almada.

“A partir do diálogo e da experimentação é promovida a aproximação à arquitectura, que sustenta uma cidade vivida com todas as suas particularidades identitárias”, acrescenta.

- PUB -

As visitas são gratuitas, algumas com a condição de reserva prévia, e com três formatos à escolha: livres, acompanhadas por especialistas ou por voluntários. Voluntários estes que podem viver o OHL por dentro, desde que se inscrevam até 22 de Abril; os requisitos são ter mais de 16 anos, espírito de equipa, interesse pela arquitectura e história da cidade.

“O OHL precisa de uma família que espalhe entusiasmo pelas ruas da cidade de Almada. A família de voluntariado vai conhecer, experimentar e explorar a cidade, guiando o público através de visitas aos espaços escolhidos pelo atelier Aurora Arquitectos”, indica a autarquia.

O programa, que inclui visitas ao interior dos edifícios, foi também pensado para permitir a acessibilidade adaptada a pessoas invisuais ou com baixa visão, pessoas surdas ou com deficiência cognitiva.

- PUB -

Foram também concebidos programas Júnior com actividades que desafiam os mais novos, e modelos Plus que enriquecem a experiência com concertos, projecções, performances, exposições, instalações ou workshops.

Vão existir também passeios sonoros orientados por narrações, com cariz mais histórico ou poético e percursos urbanos a pé acompanhados por especialistas. A organização aconselha a que sejam feitas reservas pelo uma semana antes do evento, consultando a lista de espaços disponíveis para visita e os horários no Site oficial do OHL.

O Open House Lisboa é dinamizado pela Trienal de Arquitectura de Lisboa, em parceria com a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural – EGEAC e a Câmara Municipal de Almada. A 11.ª edição é comissariada pelo atelier Aurora Arquitectos.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -