26 Setembro 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaArtistas locais de arte urbana vão dar mais cor ao Hospital Garcia...

Artistas locais de arte urbana vão dar mais cor ao Hospital Garcia de Orta

O muro no acesso ao hospital vai ter referências ao botânico Garcia de Orta e também a profissionais de saúde e utentes

 

- PUB -

Vários artistas locais de arte urbana vão homenagear os profissionais de saúde, e também os utentes do Hospital Garcia de Orta (HGO), através de um mural artístico que vai dar mais cor ao muro no acesso a esta unidade hospitalar no Pragal.

São artistas dos concelhos de Almada e Seixal, que se reuniram num consórcio, e vão estar em breve no terreno. Esta expressão de arte vem no âmbito das comemorações do 30.º aniversário do HGO, que foi assinalado a 16 de Dezembro.

“O HGO convidou os artistas de arte urbana Vasco Maio, Ricardo Wokx, Manel Alma e Miguel Ângelo Nurti, reunidos em consórcio, para a realização de um mural artístico no muro no acesso ao HGO”, refere o gabinete de comunicação desta unidade hospitalar.

- PUB -

Explica ainda que o objectivo é “melhorar as condições do espaço exterior que circunda o HGO e conferir maior dignidade à instituição”.

Através deste projecto, estes artistas propõem-se a “dar vida a este espaço que ajuda, cuida e conforta, tendo por base a ideia de ciclo, que acompanha um círculo que começa onde acaba e acaba onde começa, completando-se e multiplicando-se em formas fractais”, explica a mesma nota de Imprensa.

Desvendando parte do que vai ser a decoração deste muro, fica a saber-se que a natureza e botânica vão envolver todas as peças do mural, sendo elementos de figuras que “retratam as ideias base do legado do botânico Garcia de Orta, e o cuidar”.

- PUB -

A partir desta ideia, o projecto sugere a “transposição de uma visão geral para uma visão micro celular e abarca vários conceitos e ideias, dispostos em várias camadas de observação e apreciação por parte dos profissionais, utentes e visitantes”. O projecto terá início brevemente e prevê-se que tenha a duração mínima de execução de três semanas.

“Acreditamos que através desta intervenção de arte urbana e expressão artística será possível homenagear todos os profissionais do HGO, pela sua missão de prestação de cuidados de saúde, e o que de melhor imprimem diariamente neste hospital há trinta anos; e também homenagear todos os utentes que têm sido tratados, cuidados e curados nesta instituição hospitalar”, comenta a administração do hospital.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Reunião” dos bombeiros acaba à chapada e ao pontapé com a PSP a ser chamada ao quartel [corrigida]

Demissões na direcção culminaram com agressões físicas entre bombeiros, entre directores, e entre bombeiros e dirigentes

Autoeuropa com legionella não pára produção nem avisa trabalhadores

Empresa diz que nenhuma pessoa foi infectada e que está a cumprir a lei

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos
- PUB -