19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaAssociação Lifeshaker vence primeiro Orçamento Participativo Jovem de Almada

Associação Lifeshaker vence primeiro Orçamento Participativo Jovem de Almada

O concurso além de reconhecer o empenho dos jovens é também um mérito para todos aqueles que com eles trabalham

 

- PUB -

A Associação Lifeshaker fica a marcar a 1.ª edição do Orçamento Participativo Jovem de Almada ao vencer com o projecto Music Sounds Better With You, que coloca à disposição dos jovens do concelho um estúdio de gravação, com todos os equipamentos necessários para que, de forma gratuita, possam ensaiar, gravar e promover a sua criatividade e talento musical.

O prémio foi entregue pela presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, a 30 de Junho, na gala, que decorreu na Costa de Caparica, onde foram também entregues os prémios aos vencedores da 10.ª edição do Concurso Jovens Talentos.

“Almada é ‘Território de Muitos’; muitos jovens com muitos talentos. Todos os jovens que aqui estão são dinâmicos, resilientes, criativos, audazes, uma referência no vosso meio e também podem vir a ser a nível nacional ou internacional”, disse a autarca que acrescentou uma palavra especial de agradecimento a “todos os que tornam os talentos possíveis”, caso de “treinadores, os familiares, os professores e os amigos, que investem nestes jovens com amor e dedicação”.

- PUB -

Inês de Medeiros frisou ainda que “o esforço traz a recompensa”, e a Câmara está disponível para “apoiar, aplaudir”. A concluir afirmou: “orgulhamo-nos do vosso trajecto”.

A 10.ª edição do Concurso Jovens Talentos contou com 51 candidaturas, envolvendo um total de 91 jovens, passando à fase final 41 candidaturas.

Assim, na categoria “Almada Cidade Educadora”, o vencedor foi o projecto “O Futuro está ON”, desenvolvido por Ana Banza, Ana Ladeira, Ana Rita Seirôco, Carolina Henriques, Daniel Silva, Jorge Vinhas, Joana Ladeira, Soraia Henriques e Tomás Urbano. Este visa a angariação de computadores e componentes informáticos, desenvolvida desde Março de 2020, com o principal objectivo de ajudar alunos sem acesso a tecnologias e que, em fase de pandemia, não conseguiam assistir às aulas, fazer e enviar os trabalhos escolares.

- PUB -

Em Almada Artes, o Jovem Talento foi  João Valentim Rodrigues, com a curta metragem documental “Maré do Tempo”. O prémio Almada Jovem Promessa foi para Diogo Costa com “Uma Figura Semelhante”.

Na categoria Almada Empreendedorismo, a distinção Jovem Talento foi para Alexandra Lopes, Diogo Tecelão, Filipe Valadas, Miguel Andrade e Sara Lobo, com “C-mo: Revolutionizing Cough Monitoring”. Trata-se de um dispositivo médico desenvolvido por cinco estudantes de Engenharia Biomédica, da FCT-UNL, que deu origem a uma pequena start-up. O prémio Almada Jovem Promessa foi entregue a Catarina João, com “Artforge Express”.

Em Almada Conhecimento, o Jovem Talento reconheceu João Pedro Gouveia, Miguel Sequeira e Pedro Palma, com “Green Menu – Menu de Renovação Verde”. Almada Jovem Promessa distinguiu Raquel Novais, com Egiptologia e Artes Audiovisuais.

Almada Desporto, o Jovem Talento foi Manuel Rodrigues, em Judo e Almada Jovem Promessa – Marvin Scheulen, em ciclismo.

No caso da categoria Almada Cidadania, o prémio para Jovem Talento foi entregue a Nkaka Bunga Sessa, com “2825 2GTO!, um projecto de empoderamento, de uma forma integrada e estratégica, a partir da realidade vivida em territórios vulneráveis da Trafaria”. O Almada Jovem Promessa foi para Martim Spínola, “Embaixador da Cibersegurança”.

Este concurso é dirigido a jovens entre os 12 e os 35 anos individualmente ou em grupo, residentes, estudantes, trabalhadores ou que desenvolvam actividade relevante no concelho de Almada, o Jovens Talentos tem como o objectivo incentivar, reconhecer e distinguir os projectos e os percursos de jovens almadenses.

“Uma oportunidade para a nova geração de talentos de Almada se afirmar em áreas como o Conhecimento, as Artes, o Empreendedorismo, a Cidadania e o Desporto”, refere a autarquia. Ao vencedor de cada categoria são atribuídos prémios de 500 euros.

O concurso Jovens Talentos distingue também até cinco Jovens Promessas, que se destaquem pelo talento promissor, independentemente da idade, percurso ou consagração, neste caso com o prémio individual de 250 euros.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -