31 Julho 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Almada Visitas revelam sítios arqueológicos entre Almada e Cacilhas

Visitas revelam sítios arqueológicos entre Almada e Cacilhas

Dois sítios arqueológicos classificados do concelho de Almada vão estar este sábado, 19 de Junho, abertos a visitas. Uma iniciativa no âmbito das Jornadas Europeias de Arqueologia, as quais são organizadas por 47 países europeus, incluindo Portugal, a que o município almadense se associa pela primeira vez.

- PUB -

“O objectivo é dar a conhecer o património arqueológico e o trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina”, realça a autarquia, referindo-se às visitas aos dois sítios arqueológicos que se encontram, actualmente, a ser intervencionados pela equipa de Arqueologia da Câmara Municipal de Almada.

Os participantes podem inscrever-se ainda hoje, 17 de Junho, sendo esta obrigatória, através do e-mail [email protected] para descobrirem o Sítio Arqueológico da Quinta do Almaraz, localizado entre Almada e Cacilhas. Às 10h30 esta ‘viagem no tempo’ passa pela Oficina de Olaria, estando a visita guiada marcada para as 16h00.

A outra opção, opção, com a mesma data de inscrição, é a Fábrica de Salga Romana de Cacilhas, com visita guiada às 10h30.

- PUB -

Ainda a 19 de Junho, será publicado na página oficial de Facebook da Câmara Municipal de Almada, um vídeo sobre a Fábrica Romana de Salga de Peixe de Cacilhas, com imagens das escavações e excertos de entrevistas ao professor da Universidade NOVA, Rodrigo Banha da Silva, e a Telmo António, arqueólogo da autarquia.

O Sítio Arqueológico da Quinta do Almaraz é um povoado do 1.º milénio a.C. que surge no contexto da diáspora das populações fenícias para Ocidente. A localização privilegiada numa plataforma sobranceira ao rio Tejo conduziu a que tivesse um papel determinante nas dinâmicas produtivas, comerciais e administrativas da Foz do Tejo durante aquele período.

O Sítio Arqueológico da Fábrica Romana de Salga de Peixe de Cacilhas corresponde a um complexo fabril dedicado à transformação de pescado, que terá laborado entre os séculos I e II d.C. Aqui foram identificados até ao momento 10 tanques (cetárias), erguidos em torno de um pátio central.

- PUB -

Mais populares

Moradores na Quinta da Amizade contestam fogos municipais, mas vereador Carlos Rabaçal promete valorização

Na calha pode estar a construção de 268 fogos. Os residentes temem densidade populacional e perderem conforto   Os moradores na Quinta da Amizade, na freguesia...

“Quero fazer esta época o jogo de despedida para depois assumir o cargo de treinador”

“Não me ofereço aos clubes e não peço favores a ninguém, se tiver que treinar será onde me queiram e onde acreditem em mim”, refere Paulo Catarino

Terminal Interface de Setúbal a poucos dias de estar concluído

A construção do novo Terminal Interface de Setúbal, na Praça do Brasil, está a poucos dias de estar concluída, com a obra a entrar...
- PUB -