22 Janeiro 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaVisitas revelam sítios arqueológicos entre Almada e Cacilhas

Visitas revelam sítios arqueológicos entre Almada e Cacilhas

Dois sítios arqueológicos classificados do concelho de Almada vão estar este sábado, 19 de Junho, abertos a visitas. Uma iniciativa no âmbito das Jornadas Europeias de Arqueologia, as quais são organizadas por 47 países europeus, incluindo Portugal, a que o município almadense se associa pela primeira vez.

- PUB -

“O objectivo é dar a conhecer o património arqueológico e o trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina”, realça a autarquia, referindo-se às visitas aos dois sítios arqueológicos que se encontram, actualmente, a ser intervencionados pela equipa de Arqueologia da Câmara Municipal de Almada.

Os participantes podem inscrever-se ainda hoje, 17 de Junho, sendo esta obrigatória, através do e-mail [email protected] para descobrirem o Sítio Arqueológico da Quinta do Almaraz, localizado entre Almada e Cacilhas. Às 10h30 esta ‘viagem no tempo’ passa pela Oficina de Olaria, estando a visita guiada marcada para as 16h00.

A outra opção, opção, com a mesma data de inscrição, é a Fábrica de Salga Romana de Cacilhas, com visita guiada às 10h30.

- PUB -

Ainda a 19 de Junho, será publicado na página oficial de Facebook da Câmara Municipal de Almada, um vídeo sobre a Fábrica Romana de Salga de Peixe de Cacilhas, com imagens das escavações e excertos de entrevistas ao professor da Universidade NOVA, Rodrigo Banha da Silva, e a Telmo António, arqueólogo da autarquia.

O Sítio Arqueológico da Quinta do Almaraz é um povoado do 1.º milénio a.C. que surge no contexto da diáspora das populações fenícias para Ocidente. A localização privilegiada numa plataforma sobranceira ao rio Tejo conduziu a que tivesse um papel determinante nas dinâmicas produtivas, comerciais e administrativas da Foz do Tejo durante aquele período.

O Sítio Arqueológico da Fábrica Romana de Salga de Peixe de Cacilhas corresponde a um complexo fabril dedicado à transformação de pescado, que terá laborado entre os séculos I e II d.C. Aqui foram identificados até ao momento 10 tanques (cetárias), erguidos em torno de um pátio central.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pinhalnovense sem jogadores para jogar fez falta de comparência

A 12.ª jornada do Campeonato de Portugal ficou marcada pela falta de comparência do Pinhalnovense no jogo que deveria disputar em casa com o...

Entrada de luxo dos sadinos foi segredo para vencer U. Santarém e subir ao 2.º lugar

Varela (bisou) e Zequinha fizeram os golos desta quinta-feira no Bonfim

MP acusa médico do Centro Hospitalar de Setúbal de homicídio por negligência em caso de morte de bebé num parto

Os factos ocorreram no dia 06 de Fevereiro de 2018, nos serviços de urgência de obstetrícia e estão relacionados com o parto de um feto morto
- PUB -