21 Janeiro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaMunicípio e Universidade Nova valorizam “Almada Velha”

Município e Universidade Nova valorizam “Almada Velha”

O município de Almada e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em trabalho conjunto, estão a elaborar o projecto “Almada Velha”, o qual visa a valorização patrimonial do núcleo histórico urbano, nomeadamente através da sua devolução a fruição pública.

- PUB -

Este projecto está a ser elaborado por uma equipa multidisciplinar de arqueólogos da Câmara Municipal de Almada e investigadores e docentes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e incide nos domínios da arqueologia medieval e moderna, arqueologia urbana, comunicação e valorização do património, estudos sobre cultura material e gestão de colecções arqueológicas.

Refere a autarquia que, com a elaboração deste projecto, “pretende-se valorizar” o património em “Almada Velha”, nomeadamente “através da sua devolução à fruição pública, consolidando, simultaneamente, as estruturas municipais relacionadas com esta área”.

No objectivo desta equipa está o “desenvolvimento de conteúdos e acções no domínio da educação patrimonial e da arqueologia pública e colaborativa”, incluindo a “criação e implantação de uma estratégia de valorização e divulgação do património”.

- PUB -

Trata-se de definir conteúdos para identificação dos espaços intervencionados nesta área, constituindo um possível circuito de visita, articular programas com os serviços educativos municipais – nomeadamente no domínio do ensino -, realização de exposições em zonas de maior circulação dos munícipes – com vista à atracção para as questões patrimoniais -, e criação de conteúdos para redes sociais.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pinhalnovense sem jogadores para jogar fez falta de comparência

A 12.ª jornada do Campeonato de Portugal ficou marcada pela falta de comparência do Pinhalnovense no jogo que deveria disputar em casa com o...

Vereador diz que cães vadios fogem com crânios na boca e acusa PS de tratar mal os vivos e pior os mortos

João Afonso volta a criticar serviço nos cemitérios. Autarca do PSD denuncia ossadas lavadas em tanques da roupa e colocadas em caixas de fruta a secar. Nuno Canta diz que é fantasia

Pinhalnovense não tem jogadores para ir a jogo no próximo domingo

No Campeonato de Portugal a situação está muito complicada para os clubes da região porque o Barreirense está numa posição delicada na tabela classificativa...
- PUB -