20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaCentro Social da Trafaria já tem micro biblioteca a funcionar em antiga...

Centro Social da Trafaria já tem micro biblioteca a funcionar em antiga cabine telefónica

Projecto dinamizado pela Fundação PT foi inaugurado no passado dia 18, ao abrigo de um protocolo estabelecido com a Misericórdia de Almada. A reconversão do espaço permite a consultar livros no local e até requisitá-los para levá-los para casa

E se de repente, não um desconhecido, mas sim uma fundação lhe oferecesse uma cabine telefónica reconvertida em micro biblioteca, isso seria um acto pedagógico, sem obrigatoriedade de lhe cobrar impulsos. Pois bem, a ideia da Fundação PT passou à prática e o Parque das Reminiscências do Centro Social da Trafaria, em Almada, já conta com uma micro biblioteca, onde anteriormente funcionou uma cabine telefónica, no seguimento de um protocolo estabelecido com a Santa Casa da Misericórdia de Almada.

- PUB -

O equipamento, denominado Cabine do Livro, foi inaugurado no passado dia 18, pelas 10h30, pela presidente da União de Juntas de Freguesia de Caparica e Trafaria, Teresa Coelho, e pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Almada, Joaquim Barbosa.

A antiga cabine telefónica foi alvo de reactivação e reconversão para fins pedagógicos e culturais, passando a disponibilizar livros cedidos por diversas entidades e editoras que podem ser consultados no local, levados para casa, devolvidos ou trocados por outros. Esta foi a oitava cabine disponibilizada pela Fundação PT, que assim consolida um projecto inovador.

«Tal como as outras micro bibliotecas, o seu objectivo passa por promover hábitos de leitura, potenciar a cultura e a literacia em todas as faixas etárias, para as diversas camadas sociais e em diferentes espaços territoriais»

“Tal como as outras micro bibliotecas, o seu objectivo passa por promover hábitos de leitura, potenciar a cultura e a literacia em todas as faixas etárias, para as diversas camadas sociais e em diferentes espaços territoriais”, revela a Fundação PT e a Misericórdia de Almada, em comunicado de Imprensa, acrescentando: “A micro biblioteca disponibiliza livros cedidos por diversas entidades e editoras, numa óptica de acesso livre aos leitores, que podem consultá-los no local, levá-los para casa ou trocá-los por outros.”

- PUB -

A Trafaria ganhou, assim, a primeira micro biblioteca de 2017, depois de a Fundação PT já ter lançado iguais equipamentos em Arranhó-Arruda dos Vinhos, em Coimbra, na Ponta do Sol na Madeira, em Vila Nova de Milfontes (2016), em Ponta Delgada nos Açores (2015), na Praça de Londres em Lisboa (2014) e em Barcelinhos-Barcelos (2012).

 

- PUB -

As oito cabines de leitura já inauguradas um pouco por todo o País são dinamizadas pela Fundação PT, que reaproveita as antigas cabines telefónicas e estabelece parcerias com entidades autárquicas ou outras, para adaptação, colocação e dinamização das micro bibliotecas, visando estreitar laços comunitários, exercitar a cidadania, fomentar a leitura e promover o gosto pelos livros num espaço totalmente inesperado.

O Centro Social da Trafaria encontra-se sob gestão da Santa Casa da Misericórdia de Almada desde 2004, sendo uma instituição de referência na comunidade através dos serviços de Creche, Pré-escolar, Centro de Dia, Gabinete de Inserção Profissional. É ainda polo de distribuição da Cantina Social e sede das equipas do Contrato Local de Desenvolvimento Social e de Acompanhamento a famílias beneficiárias de RSI.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -