Viatura “circulava com um dispositivo colocado no gerador de impulsos do aparelho de controlo, o qual permitia adulterar os dados do registo”
Um homem de 51 anos foi constituído arguido e teve o seu veículo pesado de mercadorias apreendido por manipulação e viciação do tacógrafo no concelho de Alcochete.
Em comunicado, a GNR adianta que, no decurso de uma acção de fiscalização, os militares da força militar apuraram que o condutor de um “veículo pesado de mercadorias circulava com um dispositivo colocado no gerador de impulsos do aparelho de controlo, o qual permitia adulterar os dados do registo, originando desta forma uma notação técnica falsa”.
O homem foi constituído arguido por falsificação de notação técnica e o veículo foi apreendido, assim como o dispositivo utilizado, indica a GNR.
Segundo a força miltiar, “o tacógrafo é um aparelho de controlo destinado a ser instalado a bordo dos veículos rodoviários para indicação, registo e memorização automática ou semiautomática de dados sobre a marcha desses veículos, assim como sobre tempos de condução e de repouso dos condutores”.