Segundo-tenente da Marinha recebeu em mãos o Golfinho D’Ouro para a figura do ano do concelho
O galardão Golfinho D’Ouro para a figura do ano de Alcochete já está entregue à vencedora, Sara Brioso. A segundo-tenente, que assumiu no ano de 2024 o posto de nova comandante do Navio da República Portuguesa (NRP) Orion, não marcou presença, por motivos profissionais, na gala organizada por O SETUBALENSE e pela Rádio PopularFM, que teve lugar no Edifício dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal a 22 de Março, mas esteve esta quarta-feira na redacção do jornal para receber o prémio.
Em declarações a O SETUBALENSE, após receber o galardão, Sara Brioso confessou ser um orgulho ter sido a escolhida em Alcochete. “Para mim obviamente que é um orgulho, sobretudo por sentir que o que eu faço, que a profissão que eu tenho, que de facto chega às pessoas. E quando são as nossas pessoas, o povo de Alcochete, tem um simbolismo enorme para mim e agradeço muito a confiança e os votos de quem votou em mim”, referiu.
Numa profissão onde existem mais homens que mulheres, a vencedora do prémio destacou que não deve ser diferenciada por causa disso. “Acho que o que tem que nos diferenciar é o trabalho e estarmos nesse pé de igualdade e eu considero que estamos e a vitória para mim é uma vitória individual, porque trabalhamos para conseguir o que temos e quando conseguimos é sempre muito bom ter esse reconhecimento”, atirou.
Nesse sentido Sara Brioso realçou ainda que existem também “imensos homens comandantes de navios que são excelentes profissionais”, sendo a jovem alcochetana “só mais uma” desses profissionais.
Sara Brioso, ao longo do seu percurso, participou em várias missões de busca e salvamento enquanto oficial da guarnição do NRP Viana do Castelo e do NRP António Enes. A comandante do NRP Orion participou ainda em várias missões internacionais, que lhe permitiram conhecer outros países, mares e culturas.
Sara Brioso ingressou Escola Naval em 2015, concluiu o mestrado integrado em Ciências Militares Navais, na classe de Marinha, em Outubro de 2020 e, ao longo do seu percurso, participou em várias missões de busca e salvamento enquanto oficial da guarnição do NRP Viana do Castelo e do NRP António Enes.