Abriu em Alcochete a 3 de Fevereiro e oferece o melhor da gastronomia da região, e não só. À mesa, já recebeu grandes nomes nacionais e internacionais
O restaurante Alfoz, situado em Alcochete junto ao Tejo, comemora hoje, 3 de Fevereiro, 30 anos. São três décadas que, pelo nível de “serviço e qualidade da gastronomia que oferece, lhe deram um destaque de excelência na Grande Lisboa”, assume a própria casa.
O Alfoz de Alcochete tem vindo assim a “consolidar” o estatuto de referência na boa cozinha, juntando na sua carta os sabores e as memórias das tradições gastronómicas do rio, das salinas e das tradicionais secas do bacalhau.
O livro de honra do Alfoz regista o nome de grandes personalidades nacionais e internacionais que ali se sentaram à mesa, caso de Mário Soares, então Presidente da República, na sua primeira página. Conta ainda com testemunhos de muitas figuras de referência, entre empresários, políticos e personalidades do desporto e da cultura, e ‘guarda’ também páginas sobre a presença de figuras internacionais de todas as áreas, entre os quais, Xanana Gusmão, Bo Derek, Shanaia Twain e Jô Soares, além de muitos outros.
Algumas das personalidades que marcam presença no livro de honra do restaurante estão também representadas numa curiosa colecção de esculturas que o restaurante exibe numa das suas salas.
E o conjunto de pratos de referência, a serem servidos desde 1993, continuam a trair comensais de todo o País e do mundo. Contam-se a Caldeirada de Línguas de Bacalhau e o Arroz do Rio, que acompanha vários pratos de peixe.
Ao mesmo tempo, o Alfoz tem assumido um papel de embaixador dos produtos locais, como a flor de sal e a salicórnia, das salinas de Alcochete e Samouco, bem como da tradicional e única fogaça de Alcochete, bem como de vários vinhos da região.