Mostra destaca ligação do autor à vila e as memórias “que se materializam nas obras realizadas”
A Galeria Municipal dos Paços do Concelho recebeu a exposição ‘Identidade’ de João Taveira de Azevedo, que destaca a ligação do autor a Alcochete e as “memórias que se materializam nas obras realizadas”.
Foi numa “tarde emotiva entre amigos, familiares e apaixonados pela arte”, no passado sábado, 11 de Janeiro, que foi apresentada a exposição, contando com dezenas de visitantes, assim como a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto.
Esta mostra surge na continuação do projecto ‘Casa 2890’ de João Taveira de Azevedo, que foi desafiado pelo município alcochetano, no âmbito das comemorações do 127.º Aniversário da Restauração do Concelho.
O artista criou cinco “peças especiais” que simbolizam este marco histórico, que integram um conjunto de obras que estarão patentes na Galeria Municipal dos Paços do Concelho até 14 de Fevereiro.
Na apresentação da exposição, o autor explicou que o conceito utilizado nas obras é “inspirado no Neo-Precisionismo e combina elementos tradicionais do movimento Precisionista com uma abordagem minimalista”. Estas peças, criadas digitalmente, surgem “impressas em papéis de fibra de alta qualidade com uma paleta de corres que intensifica os contrastes e lhes confere profundidade e vida”, esclarece a autarquia alcochetana, nas redes sociais.
As obras patentes na exposição estarão disponíveis para venda, sendo que o valor integral irá reverter a favor dos Bombeiros Voluntários de Alcochete, para a aquisição de equipamentos essenciais no combate a incêndios.
Autor nascido em Lisboa mas apaixonado por Alcochete
João Taveira de Azevedo tem como tema de eleição nas suas últimas obras a inspiração no Minimalismo, juntamente com a paixão pela Vila de Alcochete.
Nascido em Lisboa, em 1978, estudou artes visuais, frequentando cursos de desenho no Ar.co – Centro de Arte e Comunicação Visual e na Faculdade de Arquitetura de Lisboa, seguindo-se uma especialização em fotografia no IADE.
O artista desenvolveu o gosto pela arte digital, que tem vindo a explorar na participação em livros infantis, como ilustrador, e na execução das últimas edições dos cartazes das Festas do Barrete Verde e das Salinas.