Autarquia não concorda com as mudanças por considerar que estas “não serão vantajosas” para os munícipes
A Carris Metropolitana vai introduzir em Alcochete, a partir de 1 de Abril, uma nova linha exclusivamente nocturna. A Câmara Municipal de Alcochete mostrou-se contra estas alterações, por não serem “vantajosas” para os munícipes.
Este novo percurso fará a ligação entre Alcochete e Lisboa Oriente via Montijo, passando a servir as freguesias de Samouco e São Francisco, sendo que o novo serviço vai passar a realizar os horários nocturnos anteriormente servidos pelas linhas 4702 e 4705. Quanto aos novos horários nocturnos, no sentido oriente serão feitos às 00h30, 02h30 e 04h30. Já no sentido Alcochete, o percurso realiza-se às 00h30, 01h00, 01h30, 03h30 e 05h30.
A Carris Metropolitana comunicou, no seu site, que na área 4, a rede contará com um reforço de 19 horários, entre as 21h00 e as 06h00, nas linhas 4701 (Lisboa-Oriente – Vale da Amoreira), 4710 (Lisboa-Oriente – Palmela-terminal), 4715 (Lisboa-Oriente) – Setúbal-ITS, via Palmela) e 4720 (Lisboa-Oriente) – Setúbal-ITS).
Também a linha 4715 terá o seu percurso alterado, passando a servir Palmela (Terminal), com a sua designação alterada, passando a funcionar após as 00h30, e os seus horários actuais serão realizados pelas linhas 4710 e 4720.
Em comunicado, a transportadora rodoviária metropolitana referiu que a nova rede nocturna irá assegurar “deslocações mais fáceis, rápidas e confortáveis durante toda a madrugada”.
Por se tratar de uma linha rápida, as tarifas serão de 4,50 euros a bordo e 3,10 euros em pré-pagamento, informa-se no ‘site’ (https://www.carrismetropolitana.pt/) da Carris Metropolitana, onde podem ser consultadas as alterações e os novos horários.
Município é contra as alterações comunicadas
Através da página oficial da rede social Facebook, o município de Alcochete explica que foi notificado acerca destas alterações a 11 de Março, referindo que “atempadamente”, os técnicos deste município tiveram oportunidade de expor à Carris Metropolitana “vários argumentos contra as alterações que estavam a ser comunicadas (e não propostas) unilateralmente”, sendo que receberam por parte da empresa “novos argumentos para realizar estas mudanças”.
Nas redes sociais, o município de Alcochete aponta que, “de forma muito directa”, a empresa foi informada de que o município “continua a não concordar” com estas alterações, uma vez que “não serão vantajosas” para os munícipes de Alcochete.
No entanto, apesar da posição tomada pela Câmara Municipal, a Carris Metropolitana manteve a decisão de alterar as carreiras mencionadas e introduzir novas carreiras e horários, a partir de 1 de Abril, razão pela qual a autarquia procedeu a esta publicação solicitada. O município reforçou ainda que irá continuar a “reivindicar” junto da TML que a situação “seja resolvida por forma a que os utentes não sejam, mais uma vez, penalizados”.