A Câmara Municipal de Alcochete vai apostar na atribuição de bolsas de estudo a alunos carenciados do concelho, com o objectivo de reduzir “o peso dos factores económicos na tomada de decisão de ingresso no ensino superior”.
Em comunicado, a autarquia explica que, agora “reunidas as condições para a implementação” da medida, “pretende contribuir para a igualdade material de oportunidades aos estudantes do ensino superior”.
Empenhada em atingir este objectivo, o município diz assegurar “um nível mínimo adequado de recursos financeiros anuais, garantindo o princípio da boa aplicação dos recursos públicos”, “sem prejuízo de outras medidas de apoio social existentes”.
“Para efeitos de candidatura para o apoio, [os alunos] deverão descarregar o boletim de candidatura – disponível no site da edilidade – e remeter, devidamente preenchido e com a documentação nele solicitada, para o Sector de Educação do município”, refere a mesma nota.
Com a realização da acção, a Câmara Municipal concretiza “as suas competências na área da educação”, pretendendo “continuar a desenvolver medidas que sejam facilitadoras do processo educativo”.
A educação é, para a autarquia, “um dos pilares fundamentais para a promoção de uma cidadania consciente, activa e crítica e essencial para o desenvolvimento económico, social e cultural do território”.