O cavalo Lusitano Morante foi o mais novo em competição, mas provou ser uma forte garantia para o cavaleiro de Alcochete
O cavaleiro de Alcochete Gilberto Filipe, montado no cavalo Lusitano Morante, conquistou no passado domingo a medalha de ouro no Campeonato da Europa de Equitação de Trabalho ao totalizar 120 pontos.
A medalha de prata foi para Bruno Pica da Conceição, com Istambul, que também somou 120 pontos, mas perdeu no critério de desempate, prova de ensino, a favor de Gilberto Filipe. A francesa Julie Alteyrac, com Califa, conquistou o bronze, ao somar 116 pontos.
Entre os portugueses em competição no campeonato que decorreu em Lowe Oboriste, na Chéquia, Luís Brito Paes, com Horizonte, terminou em 5.º lugar, e Afonso Antunes Resina, com Importante da Broa, ficou na 9.ª posição da classificação geral.
Sentimento de “felicidade” é o que exprime Gilberto Filipe ao vencer a medalha de ouro com o cavalo mais jovem em competição; oito anos. “Comecei a competir com o Morante há quatro anos e chegámos ao nível de consagrados. Entretanto, fomos campeões nacionais e conseguimos a classificação para o Europeu”, descreve o cavaleiro alcochetano.
Depois de dois anos de preparação para esta prova, veio a glória. “É um cavalo que me projecta grande futuro”, antevê. Mas, ao mesmo tempo, lembra o cavalo Zinque das Lezírias com o qual se sagrou bicampeão do mundo de equitação de trabalho em Julho de 2022.
Ao todo, competiram a título individual 13 nações, 41 atletas, 10 equipas e três conjuntos. A equipa que representou Portugal foi composta por Afonso Resina Antunes com o cavalo Lusitano Importante da Broa, Bruno Pica da Conceição com o Lusitano Istambul, Gilberto Filipe com o Lusitano Morante e Luís Brito Paes com o cavalo Horizonte e, venceram a prova de Ensino, Mobilidade e Velocidade.
Na prova de Vaca os cavaleiros nacionais classificaram-se em 2.º lugar, atrás da Alemanha por uma diferença de dois pontos. “Foi a melhor classificação de sempre de Portugal nesta prova”, diz Gilberto Filipe.
A equipa foi ainda composta pelo Chefe de Equipa Mário Pimentel, pelos treinadores Miguel Ralão Duarte e Pedro Torres e pelo médico veterinário Bruno Miranda.
O próximo desafio de Gilberto Filipe vai ser no segundo fim-de-semana de Novembro na Golegã para o Campeonato Nacional e continuar o trabalho para estar presente no Campeonato do Mundo, em Espanha.