Presidente da Câmara de Alcochete encerrou evento querendo “fazer mais e melhor” pelos petizes
O presidente da Câmara Municipal de Alcochete marcou presença na sessão de encerramento do VI Fórum Abrigo, destacando a importância do trabalho realizado pela instituição. Fernando Pinto enalteceu que não é só necessário reflectir sobre o tema, mas sim “fazer mais e melhor para garantir o presente e o futuro das crianças”.
“As crianças e o Mundo – Que caminhos? Que metas?” foi o tema do VI Fórum Abrigo, que trouxe ao Cinema Teatro Joaquim D’Almeida, no Montijo, a ministra Ana Mendes Godinho e a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, além de um conjunto de académicos, investigadores e políticos, para reflexão sobre o futuro dos jovens em risco (ver pág.8).
Fernando Pinto abriu a sua intervenção com gratidão por estar perante um conjunto de várias pessoas “singulares”. “É um privilégio poder fazer parte desta constelação de pessoas singulares, dedicadas ao bem-estar daquelas que no fundo são o melhor do mundo, as crianças”, referiu.
O autarca afirmou que as crianças são o futuro e que além de reflectir sobre este tema, era mais importante agir. “Quando reflectimos sobre crianças estamos a falar do futuro da humanidade e sobre a possibilidade de vivermos numa sociedade mais justa, mais atenta, diria mais solidária. A par desta reflexão está a necessidade de agir, de fazer mais e melhor para garantir o presente e o futuro das crianças, particularmente das que se encontram em situações de vulnerabilidade e de risco”, referiu.
Fernando Pinto destacou a importância desta associação e da forma como actua na sociedade. “É desta necessidade que surgem instituições como a abrigo, que em boa hora reuniu um conjunto de pessoas únicas, procurou parcerias e dessa forma tem vindo a prestar um serviço de inequívoca importância”, referiu, prosseguindo. “O vosso trabalho é da mais elementar importância, será pertinente aplaudir de pé e demostrarmos o nosso mais profundo reconhecimento e gratidão a todos aqueles que compõem a abrigo e a todo o trabalho sem precedentes que esta associação desenvolve”.
O autarca terminou a sua intervenção com um agradecimento especial a Jacinto Pereira, presidente da direcção da Abrigo. “Obrigado por continuar a sonhar para que a chama do amor e os sorrisos estampados nos rostos das nossas crianças nunca se percam”, rematou.