28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Feira Taurina de regresso a Alcochete em Agosto para comemorar centenário da Praça de Touros

Feira Taurina de regresso a Alcochete em Agosto para comemorar centenário da Praça de Touros

Feira Taurina de regresso a Alcochete em Agosto para comemorar centenário da Praça de Touros

Como manda a tradição, espectáculos contam com os grupos de Forcados Amadores de Alcochete e do Aposento do Barrete Verde

O mês de Agosto está prestes a começar, e com ele regressa à vila de Alcochete a tradicional Feira Taurina, que este ano se realiza no âmbito das comemorações do centenário da Praça de Touros alcochetana.

Para o dia 8 de Agosto, pelas 18h30, está agendado um concurso de ganadarias, no qual marcam presença os cavaleiros Luís Rouxinol, João Ribeiro Telles e António Prates.

- PUB -

Pega em solitário, por sua vez, o grupo de Forcados Amadores de Alcochete, sendo que os touros pertencem às ganadarias Veiga Teixeira, Fernandes de Castro, Vale Sorraia, Passanha, Vinhas e António Raúl Brito Paes.

Passados seis dias, a 14, com início à mesma hora, é tempo de assistir à actuação dos cavaleiros António Ribeiro Telles, Filipe Gonçalves, Luís Rouxinol Jr. e Tristão Ribeiro Telles, DR que vão ter de lidar com seis touros e um novilho, da ganadaria Fernandes de Castro.

A pega estará a cargo do grupo de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, assim como do Aposento da Moita. A acompanhar as corridas vai estar a banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898.

- PUB -

Os bilhetes podem ser adquiridos amanhã ou domingo no Largo de São João, ou nos dias das corridas, nas bilheteiras existentes na Praça de Toiros. A entrada no espectáculo, dirigido a maiores de 12 anos, é interdita a crianças com menos de três anos.

O uso de máscara é obrigatório, sendo que não é necessária a realização prévia de testes à covid-19. No entanto, uma vez que é importante a população cumprir o distanciamento social, o recinto tem lotação limitada. A Feira Taurina 2021 é organizada com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Alcochete.

Praça de Touros assinala um século de história com Feira Taurina

- PUB -

Edificada desde Setembro de 1921, a Praça de Touros “assume maior protagonismo durante a Feira Taurina de Agosto”, não fosse Alcochete uma “terra de grande tradição tauromáquica”, garante a Câmara Municipal.

“Situada numa das entradas da vila”, o equipamento veio substituir as duas praças de touros antigamente existentes, “adjectivadas de muito toscas e em madeira, que se foram deteriorando com o tempo”.

Nascia, assim, um dos principais espaços da região, pelas mãos de “João André dos Santos, tio de José André dos Santos, alcochetano que mais tarde viria a ser o grande impulsionador das Festas do Barrete Verde e das Salinas e primeiro presidente da Assembleia Geral do Aposento do Barrete Verde”.

Com o passar do tempo “foi ficando degradada e deixou de ter condições para a realização de espectáculos taurinos”, uma vez que “devido a dificuldades financeiras”, não foi possível proceder-se a “qualquer tipo de intervenção de conservação”.

Nessa altura, um “grupo constituído por alcochetanos e aficionados” entra em acção e decide comprar a Praça de Toiros, com o objectivo de avançar com a sua recuperação, que começa em 1935.

A obra “consistiu na substituição faseada da estrutura em madeira por alvenaria, até chegar à sua configuração actual”. Com uma capacidade para 4 426 pessoas, a praça conta com a assistência dividida em seis sectores, dois locais de venda de bilhetes, quatro entradas para o público, touril e entrada para cavalos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -