Intervenção pretende proporcionar “mais conforto não só a quem ensina, mas a quem aprende”
O presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto, acompanhado da vereadora da Educação, Maria de Fátima Soares, e do vereador das Obras Municipais, Pedro Lavrado, visitou na passada sexta-feira a Escola Básica do 1.º ciclo do Samouco, para conhecer a progressão das obras de requalificação e ampliação a de–correr no estabelecimento de ensino.
Para o executivo municipal, esta intervenção, que representa um investimento que ascende a um milhão de euros, é “de grande importância e necessidade para a freguesia do Samouco, bem como para todo o concelho”, refere a autarquia em comunicado.
Em Julho do passado ano, aquando da aprovação “do projecto de execução e do procedimento de concurso público” em reunião de câmara, o municipio explicou que a obra tem como principal objectivo proporcionar “mais conforto e condições não só a quem ensina, mas também a quem aprende”.
Na altura, o edil afirmou que o Samouco não ficaria para trás, sendo que esta obra “é um motivo de orgulho para o executivo”. “A ampliação que se prevê na Escola Básica do Samouco e no polidesportivo dá conta daquilo que é a nossa grande paixão, daquilo que é no fundo a educação”, acrescentou.
A empreitada abrange “a reabilitação do edifício e das salas existentes, construção de duas novas salas de aula, que permitirá passar a existir uma capacidade máxima para 150 crianças” e a “requalificação da cantina escolar, para aumentar o número de lugares sentados”.
Está igualmente incluída a criação de “novas instalações sanitárias, novos espaços de arrumação, biblioteca e sala de professores”, assim como estão a ser renovadas as “redes de electricidade, de abastecimento de água e de águas residuais”.
O estabelecimento de ensino passa, ainda, a contar com “uma rede de incêndios”, enquanto que “as caixilharias das janelas em madeira estão a ser substituídas por alumínio com vidro duplo”.
Também o espaço de recreio está a ser requalificado e estão a ser “implementadas medidas de melhoria das acessibilidades como a inclusão de elevador e rebaixamento de pisos e rampas”.