Câmara de Alcochete com orçamento de 19 milhões de euros para 2020

Câmara de Alcochete com orçamento de 19 milhões de euros para 2020

Câmara de Alcochete com orçamento de 19 milhões de euros para 2020

|

A Câmara de Alcochete aprovou um orçamento de 19 milhões de euros para 2020, que será aplicado na reabilitação de escolas, infra-estruturas desportivas e na rede viária.

“O orçamento para 2020 é na realidade o maior orçamento de sempre na história da autarquia, o que tem muito a ver com a receita extraordinária do Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT)”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Alcochete, Fernando Pinto (PS).

- PUB -

Segundo o autarca, há um acréscimo de um milhão de euros em relação ao Orçamento e Grandes Opções do Plano do ano corrente, devido ao valor obtido através das receitas do IMT, que atingiram os 4,5 milhões de euros (mais dois milhões do que o valor habitual).

Uma receita extraordinária que também contribuiu para o equilíbrio das contas do município, que reduziu a dívida em cerca de dois milhões de euros, fixando-se agora nos 7,9 milhões de euros.

“Este equilíbrio das contas públicas permite-nos fazer os investimentos necessários para a reabilitação, que tem sido a nossa grande preocupação, quer de escolas básicas, infra-estruturas desportivas e na rede viária”, revelou.

- PUB -

O ensino será, assim, uma das áreas prioritárias através da reabilitação e ampliação de instituições que “não sofriam obras há muitos anos”, incluindo as escolas básicas do Valbom, do Samouco e Monte Novo, num investimento de cerca de 3,7 milhões de euros.

Também serão aplicados 1,6 milhões de euros na requalificação de equipamentos desportivos, destacando-se a intervenção nos polidesportivos de Valbom e de São Francisco, no Pavilhão Municipal de Alcochete e a segunda fase de requalificação do Campo Municipal Quinta da Praia no Samouco.

Para melhorar a rede viária, serão investidos 700 mil euros na reabilitação da Rua do Láparo e 1,7 milhões de euros na construção de uma rede ciclável e pedonal na Avenida do Canto Pinheiro.

- PUB -

“Durante vários anos estas valências não sofreram nenhuma alteração e não faz sentido partirmos para um novo investimento sem que estas infra-estruturas estejam a funcionar em plenas condições, por isso é que o maior bolo do investimento vai dar continuidade às múltiplas infra-estruturas existentes”, explicou.

A autarquia vai também reduzir a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de 0,425% para 0,399%, além do incentivo à reabilitação urbana com a diminuição da taxa em 30% para quem requalificar prédios urbanos no antigo núcleo de Alcochete ou nas freguesias do Samouco e São Francisco.

Passam dois anos desde a tomada de posse e Fernando Pinto fez um “balanço positivo do ponto de vista da organização, financeiro e da qualidade de vida das pessoas”.

“Nós temos uma política de muita proximidade porque eu posso ter muitas ideias, mas as ideias a concretizar são as que reflectem as necessidades e as carências das nossas populações”, referiu.

O Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano foi aprovado pela Assembleia Municipal de Alcochete no fim de Novembro, com os votos a favor do PS e CDS, e contra da CDU e PSD.

Lusa

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -