Depois do crescimento da procura interna durante a pandemia, a actividade no sector do turismo assume especial importância na economia local
Com a sua história, cultura e vivências intimamente ligadas ao rio Tejo, Alcochete reúne um “valioso património natural e histórico-cultural, aliado à sua localização privilegiada no estuário, identidade cultural e tradições”. Da frente ribeirinha ao núcleo mais antigo da vila de Alcochete, o município destaca locais como o Miradouro Amália Rodrigues, o Passeio do Tejo, a Capela da Nossa Senhora da Vida e a Ponte Cais, sem esquecer a Praia dos Moinhos, local de referência na região para a prática de modalidades como windsurf ou kitesurf.
Durante os anos de pandemia, e de acordo com a Câmara Municipal de Alcochete, o município enquanto destino turístico, “registou uma procura ligeiramente abaixo do conseguido nos anos pré-pandemia, sustentado por um crescimento da procura interna”. Os dados estatísticos provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao ano de 2022, apontam “para uma recuperação da procura turística, tendo-se registado até ao mês de Setembro do corrente ano valores do número de hóspedes e de dormidas em linha com os números registados no ano de 2018, com destaque para o crescimento da estadia média em três dias, face à média de dois dias registados em anos anteriores”.
Na gastronomia, os produtos do rio compõem as ementas das unidades de restauração locais, com peixe grelhado, caldeirada à alcochetana ou ensopado de enguias. No caso do património natural, é de realçar as extensas áreas de salinas sendo estas parte integrante da história de Alcochete. Aqui, é possível observar a avifauna existente, conhecer a produção de sal de forma artesanal ou percorrer os seus trilhos pedestres.
Entre Maio e Outubro, é ainda possível realizar um passeio pelas águas do Tejo, entre a frente ribeirinha e a Reserva Natural do Estuário do Tejo, a bordo da embarcação tradicional Bote Leão, propriedade do município. A estratégia de desenvolvimento turístico de Alcochete tem passado, assim, “por um processo de estruturação e qualificação da sua oferta turística, enfatizando os produtos turísticos diferenciadores que tem para oferecer, que, aliado à instalação de novos empreendimentos hoteleiros, requalificação de unidades hoteleiras já existentes e a oferta de alojamento local de qualidade, muito tem contribuído para a afirmação e reconhecimento deste destino turístico”.
Esta actividade desenvolvida “vai, paulatinamente, assumindo especial importância na economia local, não só pela oferta já existente, mas também pelo aparecimento de novos negócios de qualidade assinalável”.