Corporação tem actualmente apenas “duas viaturas em fim de vida”, sendo que a oferta é também para os 19 mil e 500 habitantes
No sentido de dar resposta “ao elevado número de solicitações de socorro em Alcochete, tendo em conta o crescimento populacional verificado nos últimos anos”, a Câmara Municipal de Alcochete atribuiu à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntário do concelho um apoio financeiro de 55 mil euros, para a aquisição de uma nova ambulância, referiu a autarquia em comunicado.
A decisão, aprovada por unanimidade em reunião de câmara, pretende proporcionar “uma clara melhoria no sistema local de protecção civil e o aumento da sua resiliência através do aumento das suas viaturas”, pois actualmente a corporação apenas pode contar com “duas viaturas em fim de vida”.
O apoio entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete, que comemorou o seu 72.º aniversário no passado dia 31, destina-se também à aquisição do respectivo equipamento. “Estamos a falar de homens e mulheres que abdicam da sua vida familiar e que dão tudo, muitas das vezes sem receberem nada em troca. Com o lema “Vida por vida”, desempenham um papel preponderante no concelho”, referiu o presidente do município alcochetense, Fernando Pinto, de acordo com a mesma nota.
Para o autarca, “mais do que uma oferta aos bombeiros, é uma oferta aos 19 mil e 500 habitantes de Alcochete”. A nova viatura de socorro “tipo ABSC, que está homologada conforme a Norma Europeia 1789 e a Portaria n.º 260/2014 de 15 de Dezembro”, vem, assim, reforçar “o pressuposto estratégico do município”, tratando-se de “um domínio de intervenção fundamental na protecção da população”.