24 Fevereiro 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlcocheteOrçamento da câmara de Alcochete para 2024 bate nos 31 milhões de...

Orçamento da câmara de Alcochete para 2024 bate nos 31 milhões de euros

Para o próximo ano a verba estruturante à governação do concelho tem um reforço de quase 5 milhões de euros  

- PUB -

O orçamento municipal de Alcochete para 2024 considera um reforço financeiro, face a 2023, de 4.950.972 euros. Em termo globais, o valor total aprovado pela maioria socialista, com abstenção da CDU, na reunião pública da passada quarta-feira, 22 de Novembro, é de 31.097.537 euros

Segundo Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, este reforço de verbas está relacionado com “as operações que integram o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), assim como os processos financeiros de descentralização de competências mormente nas áreas da educação e saúde”.

Considera o autarca que “o PRR assume um protagonismo vital”, e nele estão incluídas as Operações Integradas das Comunidades Desfavorecidas no Passil e o Programa 1.º Direito”.

- PUB -

Na intervenção precedente à votação do orçamento, Fernando Pinto realçou “a nova centralidade” que a autarquia está a “fazer no Passil”, a qual inclui a “implementação de saneamento básico e requalificação da rua do Aceiro, a construção do jardim de infância, a requalificação da escola básica, a requalificação do polidesportivo, a ampliação do centro comunitário e a completa requalificação do campo de futebol com a construção de um complexo desportivo, isto num investimento financiado superior a cinco milhões de euros”, enumerou.

Na apresentação do orçamento que “pretende ir ao encontro das expectativas dos cidadãos”, Fernando Pinto fez questão de realçar que a elaboração do mesmo surgiu “no contexto de uma política nacional, de incerteza e imprevisibilidade”, pelo que o mesmo está “orientado e sustentado numa estratégia bem delineada para o desenvolvimento do concelho e para promover o bem-estar da população”.

Ao mesmo tempo, fez questão de destacar que “ao longo do mandato anterior e dando continuidade no presente exercício temos conseguido, com muito esforço empenho e rigor, diminuir a dívida da autarquia, aumentar solidamente o investimento e reduzir substancialmente a carga fiscal”.

- PUB -

Salientou ainda que as prioridades da câmara municipal assentam na acção social e habitação, na educação, na higiene urbana e ambiente, na rede viária, nas infra-estruturas desportivas, nos edifícios municipais e na cultura e turismo.

O orçamento inclui ainda rubricas como o pagamento da segunda tranche referente à aquisição de uma viatura de combate a incêndios urbanos, o apoio às duas equipas de intervenção Permanente na corporação de bombeiros, execução da Estratégia Local de Habitação, implementação e desenvolvimento de diversas outras medidas e apoios no âmbito da acção social.

Na apresentação do documento, Fernando Pinto destacou também um conjunto de obras como a requalificação da rede viária municipal e o desenvolvimento da Operação Integrada Local – Bairro do Passil e outras nas freguesias do Samouco e São Francisco.

Sublinhou ainda o investimento em equipamentos, máquinas e viaturas operacionais, construção e reestruturação dos parques infantis e apoio ao movimento associativo, festas do concelho e bombeiros voluntários.

Embora aprovado pelo executivo municipal, este documento estratégico para a governação do concelho só entra em vigor após passar pelo voto da Assembleia Municipal de Alcochete.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -