26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteEnvolvimento dos jovens nas políticas municipais em debate na biblioteca municipal

Envolvimento dos jovens nas políticas municipais em debate na biblioteca municipal

Oficina Colaborativa dedicada a formação sobre “Planos Municipais de Juventude” para perceber qual a melhor forma de alcançar o público mais novo

 

- PUB -

A Biblioteca Municipal de Alcochete recebeu a Oficina Colaborativa dedicada à formação sobre “Planos Municipais de Juventude – Estratégias de Intervenção Junto da Juventude”. Nesta iniciativa, da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), foram discutidas as políticas municipais para os jovens e debateu-se a melhor forma de alcançar o público mais novo.

A sessão de abertura esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto, que abordou a sua preocupação com o futuro do País a nível tecnológico. Para o autarca, algumas ferramentas, como o Chat GPT, parecem “assustadoras”, fruto da facilidade com que conseguem substituir a criatividade da mente humana. O edil mostrou-se triste por os jovens estarem demasiado ocupados com as redes sociais, não dando a devida importância ao mundo que existe lá fora, dando o exemplo do que era feito “no seu tempo”, quando se “jogava a bola na rua e todos os jovens se juntavam para brincar”.

Num painel moderado por Jorge Martins, responsável do Grupo Intermunicipal de Juventude da AMRS, os oradores presentes foram Carla Cibele, coordenadora do Centro de Investigação em Educação e Formação da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e Alexandre Varela, vereador da Câmara Municipal de Évora.

- PUB -

A professora do IPS apresentou vários estudos sobre a participação jovem e o seu significado, debatendo também a importância dos conselhos municipais de Juventude. Já o autarca de Évora enalteceu a importância de dar oportunidade aos mais jovens para poderem organizar eventos que são para eles.

Quando chegou o momento de interacção com os presentes, que encheram o auditória da biblioteca, foram várias as preocupações demostradas. Das vozes que se fizeram ouvir, entre as várias instituições presentes, as maiores preocupações demostradas foram o desenvolvimento de politicas para a juventude sem envolver os mais novos, a formalização destas organizações, que de certa forma, “assustam” os jovens, a dificuldade em conseguir alcançar o público mais novo, existindo ainda espaço para se analisar, embora de forma breve, a forma como o sistema educativo não prepara da maneira correcta os jovens para viver os grandes problemas da “vida de adulto”, como a questão dos impostos e da compra de casa.

No âmbito das comemorações dos 40 anos da AMRS, esta entidade, representativa de oito dos concelhos dos 13 do Distrito de Setúbal, está a organizar um conjunto de oficinas colaborativas para reforçar a capacidade interventiva dos municípios a vários níveis, tendo na passada sexta-feira esta iniciativa passado pelo concelho de Alcochete.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -