25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteCasa da Malta em Alcochete recebe imagem de São Martinho como prenda...

Casa da Malta em Alcochete recebe imagem de São Martinho como prenda de aniversário

Aos 40 anos, o grupo que preserva e defende as tradições alcochetanas tem 60 sócios. Todos eles com a terra no coração

- PUB -

Com a Casa da Malta, em Alcochete, a celebrar o 40.º aniversário, a 1 de Maio assinala-se, anualmente, o convívio deste grupo que tem por objectivo preservar as tradições locais. Este ano, salienta a autarquia, que “a festa foi ainda mais especial” com a “oferta da imagem de São Martinho”, por Alexandre Gonçalves, ‘maltez-almoxarife’ (conselho fiscal) tendo sido esta benzida pelo Padre Ramiro, actual pároco do município.

Como sempre, não faltou comida e bebida, tendo sido o almoço oferecido à comunidade local pela Casa da Malta de Alcochete.

Na ocasião, Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, aproveitou para realçar a história da instituição: “Ao olharmos para estas paredes, verificamos com apreço todos aqueles que fisicamente gostariam de estar aqui, mas por razões óbvias não estão. Acredito que, espiritualmente, possamos sentir o carinho de todos os que contribuíram ao longo destes 40 anos”.

- PUB -

Na sua intervenção, o autarca felicitou o ‘maltez-mor’ (presidente) da Casa da Malta, Augusto Madeira, e toda a sua equipa, ao mesmo tempo que comentava que sempre viu a Casa da Malta como um “colectivo”, estando esta a “perpetuar história no tempo”.

Fernando Pinto quis ainda relembrar a “importância de todos os cidadãos que contribuíram e contribuem para o aumento da economia e das condições de vida de todos os trabalhadores”.

Para Augusto Madeira, o 1 de Maio de 2023 significou mais um aniversário marcante, em muito pela oferta da imagem de São Martinho. “Os aniversários, a comemoração do São Martinho e as Festas do Barrete Verde e das Salinas são, para a Casa da Malta, festas obrigatórias”.

- PUB -

Com 60 sócios, todos eles por convite, o Grupo Casa da Malta assume-se pela sua particularidade. “Para ser sócio tem de se gostar e defender as tradições alcochetanas”, sublinha o ‘maltez-mor’. Outra questão é que a designação das funções dos membros da direcção é peculiar, além da que é atribuída ao presidente da direcção e a do conselho fiscal, também a do presidente da assembleia-geral é diferente; Estevão Boieiro é designado por ‘chanceler-mor’.

A cerimónia do 40.º aniversário, além do presidente da Câmara Municipal, contou com a presença do vereador Pedro Lavrado, de Maria Manuel Maduro, presidente da Junta de Freguesia de Alcochete e de Mário Catalão Boieiro, presidente da Assembleia Municipal de Alcochete.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -