27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlcocheteQuinzena da Juventude em Alcochete atravessa tradição local ´passa´ por Sevilha e...

Quinzena da Juventude em Alcochete atravessa tradição local ´passa´ por Sevilha e termina com concerto

A abertura da festa jovem está marcada para hoje às 17h00, no Kimoa Beach Bar e conta com animação pela Associação Gil Teatro

- PUB -

A Quinzena da Juventude de Alcochete decorre entre hoje, 17 de Março, e 1 de Abril, com um programa “bastante ecléctico”, define a vice-presidente da Câmara Municipal, Maria de Fátima Soares. A abertura da festa jovem, organizada pela autarquia, está marcada para as 17h00, no Kimoa Beach Bar, e conta com animação pela Associação Gil Teatro.

Com a Quinzena a percorrer as três freguesias do concelho: São Francisco, Samouco e Alcochete; o programa dos dias “mais aguardados do ano” integra iniciativas relacionadas com “tauromaquia, sevilhanas, música, teatro e desporto”, avança a vereadora Maria de Fátima Soares.

Em 2023, está de volta o Dia do Jovem Alcochetano, agora na terceira edição, e com o extra do “Almoço do Jovem Aficionado”, além das habituais largadas de toiros e muita animação com sevilhanas e charangas.

- PUB -

Este ano é ainda possível participar na II Descida da Pacheca em carrinhos de rolamentos, é a 19 de Março no Arraial Camponês, em São Francisco. A 21 de Março realiza-se a terceira edição do Urban Kart, no Samouco, enquanto a vila de Alcochete recebe a 25 de Março o III Arraial de Tunas que “promete animar as ruas da localidade durante todo o dia 01 de Abril”, destaca a autarquia.

“Este conjunto de iniciativas pretende promover o convívio entre a comunidade e a aproximação entre os serviços municipais e os cidadãos mais novos”, define ainda a Câmara Municipal.

Depois da festa de hoje no arranque da Quinzena da Juventude, que conta também com a actuação de João Espiga em Azahar, que vai levar o público a viajar por Sevilha, amanhã, sábado, Dia do Jovem Alcochetano, às 10h00, as antigas instalações da “Dragapor” recebem o Colégio Taurino. Um projecto em que as diferentes “sortes” de uma corrida de toiros são recriadas, desde as pegas ao toureio a cavalo ou a pé. E para que o cenário seja o mais “real” possível, não faltarão cavalinhos, tourinhas, capotes e muletas.

- PUB -

Às 11h00 vai ser mais a sério, com a largada de toiros, nas mesmas instalações. Depois, pela uma hora da tarde, é o Almoço Jovem Aficionado, onde o fado e os toiros vão estar na primeira linha das conversas.

Para as 14h00 estão marcadas demonstrações de Sevilhanas, também na ex-“Dragapor”, numa organização da autarquia, Sevilhanas Rocieras de Alcochete e Aposento do Barrete Verde de Alcochete. Hora e meia depois, mais uma largada de toiros.

Pelas 21h30, voltam as Sevilhanas, mas agora na Rua José André dos Santos. Em seguida, às onze da noite, o mesmo local recebe a Charanga; um dos maiores fenómenos da expressão popular das gentes de Alcochete.

A 21 de Março, celebra-se o Dia Mundial da Poesia, em que os alunos da Universidade Sénior de São Francisco de Assis convidam todos os munícipes a escolher um poema e a partilhá-lo.

O projecto artístico de comédia Box Comedy Club chega dia 23 ao Fórum Cultural de Alcochete, às 21h30, e a 24 de Março assinala-se o Dia Nacional do Estudante em que, uma das iniciativas é a Apresentação do Orçamento Participativo Jovem Alcochete, 2.ª edição; está marcada para as 15h00, na Escola Secundária de Alcochete.

A Quinzena da Juventude continua com várias iniciativas a 25 de Março, sendo que a 28 celebra-se o Dia Nacional da Juventude com a reunião do Conselho Municipal da Juventude às 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A 29 e 31 de Março a festa continua, para terminar a 1 de Abril com a Abertura do III Arraial de Tunas Vila de Alcochete – “Passa Calles”, às 16h00, o III Arraial de Tunas Vila de Alcochete está marcado para as 21h00 e o dia termina com o Concerto de Encerramento da Quinzena da Juventude, às 22h45, no Largo de São João.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -