19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteCartaz das Festas do Barrete Verde e das Salinas é revelado hoje

Cartaz das Festas do Barrete Verde e das Salinas é revelado hoje

A organização promete que a 80.ª edição vai ser marcante, com mais actividades e um programa mais aprumado

- PUB -

O cartaz oficial da 80.ª edição das Festas do Barrete Verde e das Salinas é revelado hoje, às 19h00, na Sala dos Fundadores do Aposento, em Alcochete. Será ainda revela a data destas festas tradicionais, das mais marcantes da Península de Setúbal. O que já se sabe, é que estas vão apanhar o segundo domingo do mês de Agosto.

Com um cartaz da festa desenhado por um alcochetano, a edição 80 vai ter um calendário, que ainda está a ser definido, com mais actividades que em anos anteriores. “Um programa mais aprumado e com mais investimento na qualidade das festas”, avança Rui Fonseca, presidente do Aposento do Barrete Verde de Alcochete.

Depois de não se terem realizado em 2020 e 2021, devido à pandemia covid-19, as Festas do Barrete Verde e das Salinas regressaram o ano passado em força e, mais uma vez atraíram cerca de “meio milhão de pessoas”, contabiliza Rui Fonseca. E é isso que espera vir a acontecer, mais uma vez, em 2023.

- PUB -

As Festas do Barrete Verde e das Salinas, consideradas uma genuína tradição das gentes da borda d’agua do Tejo “têm um lugar especial no coração de cada alcochetano, mas também de muitas pessoas que não sendo do município, gostam de o visitar no segundo fim-de-semana de Agosto”, refere a Câmara Municipal.

Reconhecidas nacionalmente pelo seu carisma e tradição tauromáquica, estas festas são organizadas pelo Aposento do Barrete Verde, em estreita colaboração com a autarquia, mantendo e revitalizando ano após ano esta forte tradição.

As festividades preservam na sua génese um culto religioso muito vincado, e uma grande paixão pela tauromaquia, consolidada na homenagem a três figuras basilares: o Campino, o Forcado e o Salineiro.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -