8 Maio 2024, Quarta-feira

População idosa de Alcochete em situação de carência vai receber ajuda na compra de medicamentos

População idosa de Alcochete em situação de carência vai receber ajuda na compra de medicamentos

População idosa de Alcochete em situação de carência vai receber ajuda na compra de medicamentos

Quem estiver na alçada do programa tem de formalizar inscrição junto do sector de Acção Social do município até 17 de Março

Oitenta idosos do concelho de Alcochete vão ter direito a comparticipação nas despesas com medicamentos, no valor unitário até 250 euros. São munícipes abrangidos pelo Programa de Comparticipação de Medicamentos aos Idosos Carenciados (PCMIC); medida esta que acabou de ter inscrita para 2023 uma verba global de 20 mil euros.

Para ter acesso a este programa, quem estiver na alçada do mesmo tem de formalizar inscrição junto do sector de Acção Social do município até 17 de Março.

Aprovado na última reunião pública, 16 de Fevereiro, por maioria, este programa tem como objectivo “promover a igualdade social, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e saúde dos munícipes, e também promover a longevidade dos grupos etários mais vulneráveis”. No seu fundamento está ainda “proporcionar a possibilidade de aquisição de medicamento”, avança a autarquia em comunicado, onde cita o presidente da Câmara de Alcochete.

Para Fernando Pinto, nos cinco anos de exercício nas funções de governação municipal, esta é das medidas que “mais orgulho” lhe transmite ao ser analisada e aprovada. “Em primeiro lugar porque cumprimos com aquilo que é a verdadeira missão de uma Câmara Municipal, que é servir a causa pública; e em segundo lugar, e não menos importante, estamos a servir a causa pública para um conjunto de munícipes do concelho mais vulnerável, os idosos”.

Segundo a vereadora responsável pelo pelouro do Desenvolvimento Social, Maria de Fátima Soares, “a população residente com 65 anos ou mais tem vindo a aumentar nas últimas décadas”, por isso avalia que a autarquia “criou em boa hora este programa como forma de prestar um melhor serviço público para a qualidade de vida das pessoas idosas”.

A autarca destacou ainda que “o referido programa tem como objetivo apoiar a aquisição de medicamentos com receita médica na parte não comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde a cidadãos residentes no concelho de Alcochete, com idade igual ou superior a 65 anos e que estejam em condições de carência económica”. E acrescenta: “Pretendemos também com este programa promover a igualdade social, proporcionando a este segmento da população a aquisição de medicamentos enquanto bens de primeira necessidade”.

“Consideramos que este programa é muito pertinente na medida em que actua directamente no orçamento familiar dos agregados e promove uma folga financeira considerável que muitas vezes é canalizada para outras despesas, como a alimentação”, acrescentou Maria de Fátima Soares.

“No ano de 2022, o PCMIC apoiou 69 pessoas idosas em situação de carência económica, a que correspondeu um investimento de 14.952,66 euros”.

Partilhe esta notícia
- PUB -