4 Fevereiro 2023, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlcocheteImparcial celebra aniversário com a tradicional visita às colectividades e muita música

Imparcial celebra aniversário com a tradicional visita às colectividades e muita música

Dia de festa com discursos oficiais e noite de confraternização com muitas memórias à mistura

 

- PUB -

A Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 festejou 125 anos no passado domingo, precisamente 15 de Janeiro, numa comemoração que começou no Salão Nobre da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 e continuou por associações da vila de Alcochete. Uma data que além de marcar a fundação da colectividade assinala também a restauração da autonomia administrativa do concelho de Alcochete.

Na cerimónia, aos associados e dirigentes da Imparcial, juntaram-se autarcas da câmara municipal e da junta de freguesia de Alcochete. Foi um dia com os habituais discursos oficiais, mas houve também espaço para relembrar memórias relativas à história da sociedade pela voz daqueles que mais contribuem para o desenvolvimento da colectividade e que se preocupam com o futuro daquela que é uma das mais antigas instituições do concelho.

Diogo Colaço, presidente da direcção da Imparcial, garantiu que o segredo da prosperidade da instituição são as pessoas que têm vindo a fazer parte da sua história ao longo do tempo. “Muitos foram aqueles que deram do seu tempo em prol desta casa. Somos uma colectividade com um forte pendor formativo, sendo que contribuímos para o desenvolvimento cultural e social de Alcochete. Nesta casa formamos músicos, mas sobretudo ajudamos a formar cidadãos”, referiu.

- PUB -

Deu ainda ênfase à importância do movimento associativo se adaptar à realidade dos tempos actuais. “As associações, o seu modelo de gestão e funcionamento, precisam de ser repensadas. Precisamos de mais envolvimento dos mecenas, das entidades oficiais e de mais ligação entre as várias associações que constituem o tecido associativo local”, afirmou. Por sua vez, Fernando Pinto, presidente da Câmara de Alcochete, encerrou a cerimónia da tarde, reconhecendo a importância desta associação no concelho.

“Trata-se de uma das mais emblemáticas e antigas instituições. Reconhecemos e agradecemos o trabalho extraordinário que as sucessivas gerações de elementos da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 realizou ao longo destes 125 anos de existência”.

“Aqui recuamos no tempo, lembramos o passado, vivemos o presente e sentimos uma renovada esperança no futuro da nossa comunidade. Aqui valorizamos a música, criamos notas musicais, lemos pautas e dispomos das condições necessárias e ideais para o ensino da música”, disse. O autarca aproveitou a oportunidade para revelar que a câmara ofereceu um conjunto de instrumentos musicais, no valor de três mil euros, como prenda de aniversário à associação.

- PUB -

A festa de aniversário da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 prolongou-se pela noite dentro, com a tradicional saudação da banda às várias associações da vila de Alcochete. Este percurso iniciou-se no Vulcanense F.C e terminou na sede da Imparcial, onde foi cortado o bolo de aniversário.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

Minipreço do Bairro do Liceu assaltado esta tarde

O assaltante, que usava uma máscara de palhaço para não ser identificado, terá ameaçado os presentes com uma faca.
- PUB -