25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteMinistro da Educação inaugura Escola Básica e elogia investimento feito no “sítio...

Ministro da Educação inaugura Escola Básica e elogia investimento feito no “sítio certo”

João Costa foi conhecer espaço no Samouco, que contou com um investimento superior a um milhão de euros

 

- PUB -

O ministro da Educação, João Costa, inaugurou na passada quarta-feira, dia 12 de Outubro, a Escola Básica do 1.º Ciclo do Samouco. O governante enalteceu o trabalho desenvolvido pelo município, garantindo que o investimento foi feito no “sítio certo”.

A inauguração deste estabelecimento de ensino, que foi totalmente requalificado, contou com a presença do executivo municipal, do delegado regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, dos presidentes das três juntas de freguesia, dos dirigentes do Agrupamento de Escolas de Alcochete e dos representantes das autoridades civis e militares do concelho.

João Costa frisou todo o trabalho desenvolvido em Alcochete na área da educação. “Temos aqui um profundo investimento no sítio certo. Estar comprometido com a educação significa fazer obra, mas significa também um compromisso crescente com aquela obra que não se vê tão directamente, que se reflecte na vida das crianças, dos jovens e das suas famílias e que tem concretização nos projectos educativos que são desenvolvidos entre os agrupamentos e os municípios e nos apoios que são dados às crianças e às famílias”, começou por dizer.

- PUB -

O ministro da Educação também destacou a evolução realizada no trabalho pedagógico desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Alcochete. “Conheço o vosso trabalho, sei a vossa obra, que não descerra placas, mas descerra e transformas vidas todos os dias”, acrescentou.

Também Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, manifestou a sua satisfação pela obra realizada: “Saber que hoje podemos oferecer uma escola melhor à geração actual e futura de alunos do Samouco é um enorme orgulho para o executivo que tenho a honra de presidir”, disse.

O autarca salientou que a educação é uma prioridade para este executivo, que desde 2017 investiu bastante na educação. “Reabilitámos escolas, investimos na acção social escolar, nos transportes escolares, nos refeitórios, trabalhámos diariamente com dedicação em benefício dos nossos alunos, dos nossos professores e do nosso pessoal não docente. Reabilitámos a Escola do Monte Novo, a Escola do Valbom e, agora, a Escola Básica do Samouco e, pelo meio, ainda melhorámos as condições da Escola Básica do Passil e ampliámos a Escola da Restauração”.

- PUB -

Após as intervenções seguiu-se uma visita às novas instalações da Escola Básica do 1.º Ciclo do Samouco, que foi alvo de uma profunda obra de reabilitação. Esta intervenção contou com um investimento superior a um milhão de euros e que contou com financiamento comunitário.

A intervenção contemplou a requalificação global do interior e exterior do edifício e a ampliação da escola que ficou com mais duas salas de aulas, aumentando a sua capacidade para 150 crianças, sendo que também o edifício do refeitório e o espaço de recreio foram renovados.

Novas requalificações no município

Durante a inauguração deste novo espaço, Fernando Pinto referiu ainda que existiram mais mudanças nos estabelecimentos de ensino no município. O autarca garantiu que a edilidade vai requalificar a Escola Básica do Passil e construir um novo pré-escolar nesta localidade, no âmbito do “compromisso de requalificar todo o parque escolar” com o objectivo final de promover “o sucesso escolar”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -