16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteGoverno aprova avaliação de Alcochete, Montijo e Santarém para novo aeroporto

Governo aprova avaliação de Alcochete, Montijo e Santarém para novo aeroporto

Comissão Técnica vai estudar cinco soluções únicas e duais que envolvem os três municípios

 

- PUB -

O Governo aprovou ontem uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto, onde a comissão técnica vai estudar cinco soluções, podendo ainda propor, caso o entenda.

A informação foi adiantada pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, em Conselho de Ministros, no qual o governante confirmou que vão ser estudadas localizações únicas e soluções duais.

Em causa, está a solução em que o aeroporto Humberto Delgado fica como aeroporto principal e Montijo como complementar, uma segunda em que o Montijo adquire progressivamente o estatuto de principal e Humberto Delgado de complementar, uma terceira em que Alcochete substitui integralmente o aeroporto Humberto Delgado, uma quarta em que será este aeroporto o principal e Santarém o complementar e uma quinta em que Santarém substitui integralmente Humberto Delgado.

- PUB -

Em entrevista à RTP3, transmitida na noite de quarta-feira, Pedro Nuno Santos afirmou que a comissão técnica independente vai poder “incluir, se o entender, outras localizações na avaliação ambiental estratégica”, além das “que se conhecem”.

“O País já estudou 17 localizações ao longo de 50 décadas e vamos agora introduzir mais uma”, realçou ainda o ministro das Infraestruturas, lembrando que “todo o trabalho que foi feito antes ao longo dos últimos anos será também utilizado”.

Estimando-se terem sido gastos cerca de 70 milhões de euros em estudos para a localização do novo aeroporto, Pedro Nuno Santos recusou a comentar o investimento que será feito para a nova análise, dizendo apenas que “serão dadas as condições necessárias para que a comissão técnica faça bem o seu trabalho”.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -