23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteJovens artistas iluminam junta de freguesia com as suas obras

Jovens artistas iluminam junta de freguesia com as suas obras

Estudantes da escola secundária pintam três painéis após convite feito pela junta

 

- PUB -

A junta de Freguesia de Alcochete fez uma parceria com a escola secundária, convidando os alunos do curso de artes para pintarem três painéis na autarquia alcochetana. Esta iniciativa fez parte de uma remodelação realizada nas traseiras do interior do edifício, que trouxe uma nova vida ao espaço.

A presidente da Junta de Freguesia, Maria Manuel Maduro, explicou que viu este espaço como uma oportunidade para os mais jovens explorarem o seu talento. “Nós tínhamos aqui este espaço, que estava algo degradado e muito sujo e decidimos fazer aqui uma espécie de renovação. Lembrei-me de conversar com a escola secundária de Alcochete, onde me puseram em contacto com o professor do curso de artes, que se mostrou muito entusiasmado com a ideia”, referiu.

Quanto ao ‘pagamento’, a autarca explicou que o mesmo foi feito através visitas de estudo à escolha dos alunos, assim como uma “almoçarada”. “Deixei tudo ao encargo deles, a única coisa que pedi foi que estivesse relacionado com a vila de Alcochete. Eles cumpriram tudo o que foi pedido e até se superaram. O ‘pagamento’ foram viagens a Lisboa, onde puderam visitar museus que eles escolheram, e também tiveram direito a um grande almoço com pizzas à escolha deles”, concluiu.

- PUB -

Espalhar cultura alcochetana nas paredes da autarquia

José Mendes é o professor de artes responsável pelas obras, tendo explicado como foi feita a selecção dos painéis entre os alunos, confessando que teve pena por alguns desenhos ficarem de fora. “O objectivo foi olhar para aquilo que há em Alcochete”, começou por dizer, passando a explicar quais os temas abordados. “Os alunos do décimo ano observaram a relação entre o rio Tejo e a vila, com esta pintura que retracta o farol que se encontra no pontão rodeado de mar a ser a pintura seleccionada”, referiu, continuando. “Esta segunda obra, que foi pintada por alunos do 11.º ano, procura reflectir a própria vila, com este painel a mostrar mesmo uma parte de Alcochete, com os azulejos em volta, que têm um grande simbolismo na nossa cultura. A terceira pintura, cuja autoria foi dos estudantes do 12.º ano, tenta mostrar a área mais rural da vila, demostrando os burros, que até são animais com ligação à cultura de Alcochete, fazendo até parte de alguns eventos culturais”, referiu.

Relativamente à escolha das obras, o professor explicou que foi realizada uma eleição entre os próprios alunos. “A selecção das pinturas foi feita pelos próprios alunos, com as outras turmas a votarem nas melhores obras de outras turmas, para não serem obrigados a escolher entre os trabalhos dos próprios colegas”, concluiu.

- PUB -

Recuperação do espaço serviu para ajudar a associação

Ainda nesta remodelação, a junta de freguesia requalificou uma arrecadação e cedeu o espaço à REFOOD, um movimento que se dedica à recuperação de comida em boas condições e à alimentação de pessoas necessitadas. “Aqui nas traseiras tínhamos esta arrecadação que estava a ser desaproveitada, tinha muito lixo e ninguém a usava para nada. Quando a REFOOD entrou em contacto connosco nem hesitámos em ceder o espaço, e agora eles têm onde guardar os alimentos para depois distribuírem”, referiu Maria Manuel Maduro.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -