18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteOs melhores alunos de Alcochete para o Concurso Nacional de Leitura já...

Os melhores alunos de Alcochete para o Concurso Nacional de Leitura já estão seleccionados

Nesta edição participaram 12 alunos, em representação do Agrupamento de Escolas de Alcochete e do Colégio Penas Real

 

- PUB -

Francisco Paracana, Lourenço Paulino e Diogo Gonçalves foram os vencedores da prova referente ao 1.º ciclo do ensino básico do 15.º Concurso Nacional de Leitura, na fase municipal em Alcochete, que decorreu na Biblioteca Municipal, a 25 de Fevereiro. Por sua vez, Marta Gancho, Marta Calhau e Mariana Fradique venceram a prova do 2.º ciclo.

No total, participaram na fase municipal desta edição do Concurso Nacional de Leitura, 12 alunos, em representação do Agrupamento de Escolas de Alcochete e do Colégio Penas Real.

Explica a autarquia, que os alunos realizaram uma prova escrita e outra oral de leitura expressiva e compreensão sobre os livros “A Rainha do Norte”, para o caso do 1.º ciclo, e “Noa” para o 2.º ciclo. As provas foram avaliadas por um júri composto por Margarida Costa, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Ana Maduro, editora infanto-juvenil do grupo Leya, e Paula Margato, em representação da Biblioteca de Alcochete.

- PUB -

Presente neste evento, a vice-presidente da Câmara, Maria de Fátima Soares, além de reforçar a importância do gosto pela leitura, sublinhou a “coragem” dos alunos em participarem na prova. Ao mesmo tempo, agradeceu o envolvimento de professores e pais no projecto.

Para a autarca, o Concurso Nacional de Leitura “é um projecto em que toda a comunidade educativa está empenhada, procurando contribuir para a formação de mais e melhores leitores”.

A prova municipal do Concurso Nacional de Leitura escolheu os melhores pequenos leitores do concelho de Alcochete, que vão, juntamente com os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário – directamente seleccionados pelo Agrupamento de Escolas de Alcochete -, representar o município na fase intermunicipal deste concurso que está marcada para 20 de Abril, na Amadora, numa organização da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.

- PUB -

O Concurso Nacional de Leitura tem como objectivo estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura, junto das crianças e jovens dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -