27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlcocheteOs melhores alunos de Alcochete para o Concurso Nacional de Leitura já...

Os melhores alunos de Alcochete para o Concurso Nacional de Leitura já estão seleccionados

Nesta edição participaram 12 alunos, em representação do Agrupamento de Escolas de Alcochete e do Colégio Penas Real

 

- PUB -

Francisco Paracana, Lourenço Paulino e Diogo Gonçalves foram os vencedores da prova referente ao 1.º ciclo do ensino básico do 15.º Concurso Nacional de Leitura, na fase municipal em Alcochete, que decorreu na Biblioteca Municipal, a 25 de Fevereiro. Por sua vez, Marta Gancho, Marta Calhau e Mariana Fradique venceram a prova do 2.º ciclo.

No total, participaram na fase municipal desta edição do Concurso Nacional de Leitura, 12 alunos, em representação do Agrupamento de Escolas de Alcochete e do Colégio Penas Real.

Explica a autarquia, que os alunos realizaram uma prova escrita e outra oral de leitura expressiva e compreensão sobre os livros “A Rainha do Norte”, para o caso do 1.º ciclo, e “Noa” para o 2.º ciclo. As provas foram avaliadas por um júri composto por Margarida Costa, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Ana Maduro, editora infanto-juvenil do grupo Leya, e Paula Margato, em representação da Biblioteca de Alcochete.

- PUB -

Presente neste evento, a vice-presidente da Câmara, Maria de Fátima Soares, além de reforçar a importância do gosto pela leitura, sublinhou a “coragem” dos alunos em participarem na prova. Ao mesmo tempo, agradeceu o envolvimento de professores e pais no projecto.

Para a autarca, o Concurso Nacional de Leitura “é um projecto em que toda a comunidade educativa está empenhada, procurando contribuir para a formação de mais e melhores leitores”.

A prova municipal do Concurso Nacional de Leitura escolheu os melhores pequenos leitores do concelho de Alcochete, que vão, juntamente com os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário – directamente seleccionados pelo Agrupamento de Escolas de Alcochete -, representar o município na fase intermunicipal deste concurso que está marcada para 20 de Abril, na Amadora, numa organização da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.

- PUB -

O Concurso Nacional de Leitura tem como objectivo estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura, junto das crianças e jovens dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -