20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlcocheteOrganização escolhe Fórum Cultural de Alcochete para celebrar a 19 de Novembro...

Organização escolhe Fórum Cultural de Alcochete para celebrar a 19 de Novembro “Milagre da Insulina”

Evento caracterizado como “a grande reunião do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo e do ACES Arco Ribeirinho”

 

- PUB -

A organização das VIII Jornadas do Dia Mundial da Diabetes escolheu o Fórum Cultural de Alcochete para, no dia 19 de Novembro, celebrar o centenário do “Milagre da Insulina”, com um programa recheado de iniciativas dedicadas “a esta conquista tão relevante”.

O evento, apresentado como “a grande reunião do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo e ACES [Agrupamento de Centros de Saúde] Arco Ribeirinho”, vai decorrer a partir das 09 horas de forma presencial e será, em simultâneo, transmitido online.

Presidida por Ana Paula Pona, especialista de Medicina Interna, a comissão responsável pela concretização das Jornadas espera a presença de “médicos de Medicina Geral e Familiar, Endocrinologia, Medicina Interna, enfermeiros e nutricionistas, entre outros profissionais de diferentes áreas da saúde”.

- PUB -

Depois da sessão de abertura, sobe a palco o primeiro painel, para falar sobre o histórico passo dado em 1921 na área da saúde, com a apresentação do “passado, do futuro e do outro lado da insulina”, assim como do “casamento de (in) sucesso”.

Segue-se, pelas 11h30, uma conversa sobre a “diabetes não 1 e não 2”, com Rosário Cercas a destacar a “diabetes gestacional”, Laurinda Pereira as “formas monogénicas e LADA” e Teresa Mota a “diabetes secundária”.

Na parte da tarde, com início pelas 15 horas, Ana Rocha, Imaculada Fernandes, Natércia Ramos e Nélia Leal vão dar a conhecer “uma visão progressiva no ensino da determinação da glicémia, no autocontrolo e na administração da insulina”. Também Jerónima Correia vai marcar presença no Fórum Cultural de Alcochete, para dar algumas “dicas alimentares de sucesso”.

- PUB -

O dia termina com cinco “temas flash”: “Motilidade gastrointestinal e diabetes”, “Neuropatia Diabética em idade pediátrica”, “HbA1c versus glicémia no tempo alvo”, “Jejum intermitente, eis a questão”, e “Diabetes – experiência prisional”.

As inscrições para a reunião, com um custo de vinte euros, devem ser efectuadas “até 31 de Outubro”. Além das Jornadas do Dia Mundial da Diabetes, estão igualmente programados três cursos, a acontecer no Auditório do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, que vão abordar as temáticas “Contagem de Hidratos de Carbono”, “Novas terapêuticas na Diabetes” e “Insulinoterapia”, respectivamente.

A primeira aula está marcada para o dia 3 de Novembro, entre as 14 e as 16 horas, onde vai ser discutida a alimentação na diabetes e a contagem básica e avançada de hidratos de carbono.

No dia 10 de Novembro, durante o mesmo horário, por sua vez, é tempo de aprender “novas terapêuticas orais e injectáveis” na diabetes, sobre “antidiabéticos: novas indicações além do controlo glicémico” e, ainda, sobre “novas tecnologias e diabetes”.

Já a 17 de Novembro, também durante três horas, o curso vai centrar-se na “epidemiologia e fisiopatologia da diabetes”, com a apresentação de “uma breve história da insulina, de esquemas de insulina e perfis de acção, de como e quando iniciar e da técnica de administração e erros comuns”.

A participação em cada uma das formações tem um custo de dez euros.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -