18 Outubro 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Alcochete Jerónimo de Sousa insiste que aeroporto em Alcochete é fundamental para o...

Jerónimo de Sousa insiste que aeroporto em Alcochete é fundamental para o País

O secretário-geral do PCP volta a reiterar que Montijo só serve os interesses da Vinci

 

- PUB -

O secretário-geral do PCP reafirmou ontem que a construção do novo aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete é fundamental para o País e considerou que a opção pelo Montijo só interessa à multinacional francesa Vinci.

“A construção do novo aeroporto internacional no Campo de Tiro de Alcochete é um elemento estratégico de interesse nacional e de grande valor e significado regional. Conhecemos as razões que levam o Governo do PS, e outros, a querer fazer esquecer o verdadeiro ponto de partida da actual fase deste processo, que foi a privatização da ANA-Aeroportos e Navegação Aérea [adquirida pela multinacional Vinci]”, disse Jerónimo de Sousa.

“E é importante lembrar que a construção faseada do novo aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete estava decidida, como o PCP defende, com impacto ambiental aprovado, com a ANA com recursos suficientes para concretizar o projecto. E tudo foi travado pela privatização, pois a multinacional, a quem ofereceram a ANA, preferiu manter o aeroporto dentro da cidade de Lisboa”, acrescentou Jerónimo de Sousa, numa sessão pública de apoio ao cabeça-de-lista da CDU, Luís Franco, à Câmara de Alcochete.

- PUB -

Para o líder comunista, a multinacional Vinci “prefere manter o essencial da operação na cidade de Lisboa e expropriar a Base Aérea n.º 6, no Montijo, para usar como segundo aeroporto, à custa das populações de Lisboa e do Montijo”.

“A demagogia de que um aeroporto no Montijo iria criar empregos na cidade, não é mais do que isso mesmo, demagogia. Iria, isso sim, criar uma degradação profunda no espaço urbano para concretizar uma má solução”, disse.

“Pelo contrário, como já esteve consensualizado, incluindo com o posicionamento do PS, o novo aeroporto, nos termos públicos do Campo de Tiro, permitirá, pelas suas condições geográficas, promover o desenvolvimento e criar emprego em toda esta região, sem os prejuízos das localizações defendidas pela multinacional”, sublinhou.

- PUB -

Críticas duras ao Governo

O dirigente comunista lembrou que a CDU tem uma posição comum em todos os municípios, favorável à localização no Campo de Tiro de Alcochete.

“É a posição que melhor serve a população de todos os municípios envolvidos e aquela que melhor serve o interesse nacional e o desenvolvimento da economia nacional. Uma posição independente dos interesses egoístas da multinacional, a que PS e PSD se submetem”, atirou.

Confiante num bom resultado da CDU nas eleições autárquicas no Distrito de Setúbal, Jerónimo de Sousa exigiu “mais medidas concretas e menos demagogia” ao Governo do PS, designadamente no que respeita ao reforço do Serviço Nacional da Saúde.

E lembrou também que, entre muitas outras medidas viabilizadas pelo Governo, “foi pela acção e intervenção do PCP que foi possível assegurar o pagamento dos salários a cem por cento aos trabalhadores em lay-off desde o princípio do ano”.

Jerónimo de Sousa esteve ainda em campanha no Montijo, em apoio à cabeça-de-lista montijense Ana Baliza, e também em Sesimbra, a apoiar o candidato Francisco Jesus e actual presidente desta câmara.

Lusa

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Geringonça dá Assembleia Municipal do Montijo ao PSD

Apesar de vencer nas autárquicas, PS vai perder presidência no órgão. CDU tem compromisso com os social-democratas. Se não houver recuo, Ana Dias Neves...

Construção de duas novas fábricas da Repsol é maior investimento dos últimos dez anos no país

Empresa quer tornar Complexo de Sines num dos mais avançados e competitivos da Europa

Fernando Negrão acusa administração do Centro Hospitalar de “incompetência” e defende demissão

Vereador social-democrata afirma que membros do órgão de gestão “estão cegos” e pede a sua substituição “por gente competente”   Fernando Negrão, vereador da Câmara Municipal...
- PUB -