20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlcocheteMaria de Fátima Soares assume presidência da Fundação João Gonçalves Júnior

Maria de Fátima Soares assume presidência da Fundação João Gonçalves Júnior

Actual vice-presidente da autarquia alcochetana, assim como os restantes membros, tomou posse a 28 de Julho

 

- PUB -

Maria de Fátima Soares foi eleita a nova presidente da Fundação João Gonçalves Júnior.

A cerimónia de tomada de posse dos novos corpos sociais decorreu no passado dia 28 de Julho, com a actual vice-presidente da autarquia de Alcochete a assumir a coordenação da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) no próximo triénio.

Além de “empossados os novos membros dos órgãos de direcção”, entre os quais Raquel Alcobia foi designada secretária, Carla Fernandes tesoureira, João Pedro Gomes primeiro vogal e Natacha Patinha segundo vogal, foi também escolhido Alexandre Gonçalves como presidente do conselho fiscal, Andreia Sousa como secretária e Ricardo Loureiro como primeiro vogal, explicou Maria de Fátima Soares na reunião de câmara de quarta-feira.

- PUB -

A Fundação João Gonçalves Júnior ‘nasceu’ em 1953 “por vontade expressa em testamento de D. Mariana Gonçalves Dias de Sousa Rodrigues, tendo como finalidade a distribuição de sopa aos pobres da freguesia de São João Baptista de Alcochete”.

A sua constituição “teve como suporte patrimonial doze salinas tradicionais de cabeceiras, situadas junto à ribeira do Samouco”.

“De 1965 a 1986 a fundação fez a extracção de sal de forma tradicional nas salinas do Brito, Pipeiro grande, Muntos e Gema cova”, ano em que “celebrou com a Câmara Municipal um protocolo, no qual as salinas foram integradas no Núcleo Museológico do Sal, do Museu Municipal”.

- PUB -

Instalada no centro histórico da vila alcochetana, a instituição viria a “alargar a sua acção a outras áreas de intervenção social, nomeadamente a da educação de infância”, tendo em conta o “evoluir dos tempos e dos próprios conceitos de pobreza e exclusão social”.

No entanto, mantém “ainda a sua vocação inicial, ao continuar a apoiar a população carenciada”. Actualmente conta com sete salas destinadas a creche, seis para o pré-escolar e uma onde funciona o Centro de Actividades de Tempos Livres.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -