20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlcocheteFeira Taurina de regresso a Alcochete em Agosto para comemorar centenário da...

Feira Taurina de regresso a Alcochete em Agosto para comemorar centenário da Praça de Touros

Como manda a tradição, espectáculos contam com os grupos de Forcados Amadores de Alcochete e do Aposento do Barrete Verde

O mês de Agosto está prestes a começar, e com ele regressa à vila de Alcochete a tradicional Feira Taurina, que este ano se realiza no âmbito das comemorações do centenário da Praça de Touros alcochetana.

- PUB -

Para o dia 8 de Agosto, pelas 18h30, está agendado um concurso de ganadarias, no qual marcam presença os cavaleiros Luís Rouxinol, João Ribeiro Telles e António Prates.

Pega em solitário, por sua vez, o grupo de Forcados Amadores de Alcochete, sendo que os touros pertencem às ganadarias Veiga Teixeira, Fernandes de Castro, Vale Sorraia, Passanha, Vinhas e António Raúl Brito Paes.

Passados seis dias, a 14, com início à mesma hora, é tempo de assistir à actuação dos cavaleiros António Ribeiro Telles, Filipe Gonçalves, Luís Rouxinol Jr. e Tristão Ribeiro Telles, DR que vão ter de lidar com seis touros e um novilho, da ganadaria Fernandes de Castro.

- PUB -

A pega estará a cargo do grupo de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, assim como do Aposento da Moita. A acompanhar as corridas vai estar a banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898.

Os bilhetes podem ser adquiridos amanhã ou domingo no Largo de São João, ou nos dias das corridas, nas bilheteiras existentes na Praça de Toiros. A entrada no espectáculo, dirigido a maiores de 12 anos, é interdita a crianças com menos de três anos.

O uso de máscara é obrigatório, sendo que não é necessária a realização prévia de testes à covid-19. No entanto, uma vez que é importante a população cumprir o distanciamento social, o recinto tem lotação limitada. A Feira Taurina 2021 é organizada com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Alcochete.

- PUB -

Praça de Touros assinala um século de história com Feira Taurina

Edificada desde Setembro de 1921, a Praça de Touros “assume maior protagonismo durante a Feira Taurina de Agosto”, não fosse Alcochete uma “terra de grande tradição tauromáquica”, garante a Câmara Municipal.

“Situada numa das entradas da vila”, o equipamento veio substituir as duas praças de touros antigamente existentes, “adjectivadas de muito toscas e em madeira, que se foram deteriorando com o tempo”.

Nascia, assim, um dos principais espaços da região, pelas mãos de “João André dos Santos, tio de José André dos Santos, alcochetano que mais tarde viria a ser o grande impulsionador das Festas do Barrete Verde e das Salinas e primeiro presidente da Assembleia Geral do Aposento do Barrete Verde”.

Com o passar do tempo “foi ficando degradada e deixou de ter condições para a realização de espectáculos taurinos”, uma vez que “devido a dificuldades financeiras”, não foi possível proceder-se a “qualquer tipo de intervenção de conservação”.

Nessa altura, um “grupo constituído por alcochetanos e aficionados” entra em acção e decide comprar a Praça de Toiros, com o objectivo de avançar com a sua recuperação, que começa em 1935.

A obra “consistiu na substituição faseada da estrutura em madeira por alvenaria, até chegar à sua configuração actual”. Com uma capacidade para 4 426 pessoas, a praça conta com a assistência dividida em seis sectores, dois locais de venda de bilhetes, quatro entradas para o público, touril e entrada para cavalos.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -