24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcochetePiscina Municipal de Alcochete alvo de “obra estruturante” para promoção da eficiência...

Piscina Municipal de Alcochete alvo de “obra estruturante” para promoção da eficiência energética

Intervenção foi adjudicada à empresa Wikibuild, com um prazo de execução de 180 dias

 

- PUB -

A Piscina Municipal de Alcochete vai ser alvo de uma “obra estruturante”, avaliada em perto de meio milhão de euros, com o objectivo de promover a eficiência energética do equipamento.

A adjudicação da obra foi aprovada, por unanimidade, pelo executivo municipal em reunião de câmara à empresa Wikibuild S.A., “com um prazo de execução de 180 dias”, esclareceu a autarquia alcochetana em comunicado.

Na intervenção a executar está prevista a “requalificação das caixilharias e da cobertura, a aplicação de isolamento térmico pelo exterior do edifício, a construção de uma pala de sombreamento na nave e a instalação de uma purificadora e de uma unidade de tratamento de ar novo de nova geração”, clarificou Maria de Fátima Soares, vereadora com o pelouro do Desporto.

- PUB -

Também a “reestruturação das unidades de tratamento térmico, a reparação e substituição de tubagens, a revisão do sistema e controlo das bombas de circulação da piscina e a alteração do sistema de distribuição das águas quentes e sanitárias nos balneários” vai ser realizada.

A obra passará, igualmente, pela “instalação da central solar térmica, com novos painéis colectores de energia solar térmica, de um sistema de gestão técnica e sistema de registo da cobertura automática do plano de água e do sistema fotovoltaico para a ligação da rede eléctrica do edifício em regime de autoconsumo”, assim como pela “montagem de luminárias LED e a instalação”.

Apesar de a piscina municipal se encontrar “encerrada ao público desde o início da pandemia”, a autarca considera que “valerá a pena esperar” pela sua reabertura, quando o equipamento estiver “mais eficiente, requalificado e com maiores comodidades para todos os utentes e para quem lá trabalha”.

- PUB -

Já Vasco Pinto, vereador do Sector Energético e Iluminação, referiu que o projecto “dá seguimento àquilo que tem sido o Plano de Eficiência Energética do município”. “Tem intervindo em vários edifícios municipais, desde o edifício dos Paços do Concelho, passando pela piscina e por outros equipamentos escolares e desportivos, que no fundo dão cumprimento ao que foi definido anteriormente no PAES e no âmbito do Pacto dos Autarcas”, acrescentou.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -