11 Maio 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Local Alcochete Alcochete convida escritores a celebrar a língua portuguesa com conversa na Biblioteca

Alcochete convida escritores a celebrar a língua portuguesa com conversa na Biblioteca

Iniciativa é uma das várias que vão decorrer entre os dias 7 e 9 de Maio, inserida no projecto “À Volta da Língua”

 

- PUB -

O Dia Mundial da Língua Portuguesa, assinalado a 5 de Maio, vai ser celebrado no concelho de Alcochete com uma conversa entre escritores, a convite da Câmara Municipal alcochetana, na Biblioteca do concelho. O encontro, agendado para dia 9 de Maio, pelas 16h00, vai ser transmitido em directo através do Facebook do município, no qual vão marcar presença os autores Rita Ferro, João Pinto Coelho, Filipa Martins e Luís Osório.

A conversa, onde também estará Ana Daniela Soares para falar sobre o seu percurso literário, encontra-se inserida na iniciativa “À volta da Língua”. Contudo, as comemorações em homenagem à língua portuguesa começam logo no dia 7 de Maio, pelas 20h30, no Fórum Cultural, com o espectáculo “Fernando Tordo-Ary dos Santos, a história das canções”. Este será um concerto “onde a música e as palavras de Ary dos Santos serão a peça central de um espectáculo intimista”, explicou a edilidade em nota de Imprensa. Os bilhetes têm um custo de dez euros.

No dia seguinte, por sua vez, o restaurante “Alternativa” vai promover um showcooking pelas 11h00, na Biblioteca Municipal, “onde o principal ingrediente será a gastronomia africana”. “Para aprender a fazer e para provar, a Chef Fachica Pinto propõe muamba de galinha e milho doce”.

- PUB -

Ainda neste dia, pelas 15h00, “o Serviço Educativo da Biblioteca promove a leitura encenada da obra “A Floresta”, de Sophia de Mello Breyner Andersen, numa actividade dirigida a pais e filhos”. Passadas três horas dá-se início a “uma sessão de contos tradicionais, recolhidos no sertão brasileiro, intitulada “Mulheres com a cabeça cheias de histórias”. A sessão de contos será dinamizada por Tâmara Bezerra, educadora, contadora, escutadora e inventora de histórias”.

Já no dia da conversa entre escritores, está igualmente agendada, no mesmo local, pelas 10h00, a realização da “Oficina de ilustração com carimbo”, “promovida pela Alfarroba Edições”. “Um desafio para pais e filhos, que no final têm de construir um livro concertina”.

O projecto “À Volta da Língua” “é promovido pela Câmara Municipal de Alcochete, em parceria com o restaurante Alternativa e as editoras Alfarroba, Quetzal, Contraponto e D. Quixote”. Com excepção do concerto, todos os eventos têm entrada gratuita, mas têm inscrição prévia obrigatória”.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Luís Maurício: “Vamos fazer tudo para criar a polícia municipal”

Cabeça-de-lista do Chega à Câmara de Setúbal diz que concelho é inseguro e quer videovigilância em certas zonas da cidade   Luís Maurício, de 42 anos,...

Porto de Setúbal: Tersado recebe grua de última geração

A nova grua está optimizada para navios da classe Panamax, permitindo subir e descer as cargas a uma velocidade até 120 metros por minuto   A...
- PUB -