25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteAlcochete aprova voto de pesar por “Ti Tonho Manso”

Alcochete aprova voto de pesar por “Ti Tonho Manso”

O executivo municipal da autarquia de Alcochete aprovou na última reunião de câmara, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento de António Fernandes, carinhosamente conhecido no concelho como “Ti Tonho Manso”, a 21 de Fevereiro, aos 87 anos.

- PUB -

“Nascido a 28 de Maio de 1933, cumpriu o fado de grande parte dos da sua génese e procurou no “mar” o seu sustento. Marítimo de profissão, foi a bordo do varino que aprendeu os segredos do “mar da palha”, conhecendo as carreiras, os barcos e, sobretudo, as histórias da nossa História, que com orgulho e sabedoria contava e partilhava a quem teve a sorte e o privilégio de o ouvir”, referiu o município na nota de pesar.

“Defensor exímio dos usos e valores” de Alcochete, a edilidade relembra, ainda, “o guardião de costumes e tradições, como é o caso do Círio dos Marítimos de Alcochete, em honra da Nossa Senhora da Atalaia”. “Em vários momentos, António Manso foi uma figura incontornável na preservação desta festividade, quer pela participação nas comissões que em dois momentos distintos se formaram para que a festa não acabasse, quer pela transmissão do “saber fazer”, das receitas e quantidades para confeccionar as refeições durante os quatro dias de festa”.

Em sua memória, a Câmara Municipal guardou, ainda, um minuto de silêncio. “Aos 87 anos partiu um dos nossos, um grande alcochetano, devoto fervoroso de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora da Atalaia, a quem pedimos olhem agora por quem em vida tanto as venerou”.

- PUB -

 

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -