16 Abril 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Alcochete Alcochete aprova voto de pesar por “Ti Tonho Manso”

Alcochete aprova voto de pesar por “Ti Tonho Manso”

O executivo municipal da autarquia de Alcochete aprovou na última reunião de câmara, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento de António Fernandes, carinhosamente conhecido no concelho como “Ti Tonho Manso”, a 21 de Fevereiro, aos 87 anos.

- PUB -

“Nascido a 28 de Maio de 1933, cumpriu o fado de grande parte dos da sua génese e procurou no “mar” o seu sustento. Marítimo de profissão, foi a bordo do varino que aprendeu os segredos do “mar da palha”, conhecendo as carreiras, os barcos e, sobretudo, as histórias da nossa História, que com orgulho e sabedoria contava e partilhava a quem teve a sorte e o privilégio de o ouvir”, referiu o município na nota de pesar.

“Defensor exímio dos usos e valores” de Alcochete, a edilidade relembra, ainda, “o guardião de costumes e tradições, como é o caso do Círio dos Marítimos de Alcochete, em honra da Nossa Senhora da Atalaia”. “Em vários momentos, António Manso foi uma figura incontornável na preservação desta festividade, quer pela participação nas comissões que em dois momentos distintos se formaram para que a festa não acabasse, quer pela transmissão do “saber fazer”, das receitas e quantidades para confeccionar as refeições durante os quatro dias de festa”.

Em sua memória, a Câmara Municipal guardou, ainda, um minuto de silêncio. “Aos 87 anos partiu um dos nossos, um grande alcochetano, devoto fervoroso de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora da Atalaia, a quem pedimos olhem agora por quem em vida tanto as venerou”.

- PUB -

 

 

- PUB -

Mais populares

Mercadona confirma supermercado no Montijo igual ao de Setúbal

Marca vai investir milhões de euros nos dois concelhos. Futuras superfícies comerciais vão ter 1 900 metros quadrados de área de venda   A expansão da...

Jovem setubalense morre em acidente de moto

Fábio Silva, conhecido por Pigóita, despistou-se junto ao cruzamento para Aldeia de Irmãos

Presidente da República em Azeitão para inauguração de Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama

Este sábado, Marcelo Rebelo de Sousa marcará presença na inauguração da Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, espaço que homenageia a relação entre...
- PUB -