28 Julho 2021, Quarta-feira
- PUB -
Início Local Alcochete Casa senhorial da Rua Ciprião de Figueiredo classificada com Interesse Municipal em...

Casa senhorial da Rua Ciprião de Figueiredo classificada com Interesse Municipal em Alcochete

Edifício datado de 1872 pertenceu à família de Manuel da Costa e no final do século XX chegou a servir como creche e centro de saúde

 

- PUB -

O executivo da Câmara de Alcochete aprovou, por unanimidade, a classificação de Interesse Municipal da centenária casa senhorial situada na rua Dr. Ciprião de Figueiredo n.ºs 24 a 30.

Na sequência desta decisão, Fernando Pinto, presidente da autarquia, destaca a importância da antiga propriedade da família de Manuel da Costa, situada no Núcleo Antigo de Alcochete, referindo que faz parte da “identidade social, cultural” dos alcochetanos, sendo recordada como o local onde em tempos funcionou “o centro de saúde”, embora já tenha sido a sede de outras valências.

O presidente da Câmara de Alcochete acrescenta ainda que, “do ponto de vista técnico, o edifício reúne todas as condições para ser declarado de Interesse Municipal, o que no futuro poderá ser muito útil numa candidatura ao Quadro de Apoio Comunitário”.

- PUB -

O edifício da rua Dr. Ciprião foi construído no final do século XIX, com a data 5 de Julho de 1872 a engalanar a sua frontaria, e está integrado em espaço urbano consolidado, onde estabelece uma ligação com o Núcleo Antigo de Alcochete. Mas, à data da construção, encontrava-se fora do aglomerado urbano antigo da vila de Alcochete, que se desenvolveu ao longo das vias, ocupando os limites das quintas.

A casa era envolvida lateralmente por edifícios de rés-do-chão que, posteriormente foram demolidos e substituídos por prédios de habitação colectiva, construídos entre as décadas de 1960 e 1970.

Em 1981 a casa senhorial foi adquirida pela autarquia para o funcionamento de serviços e chegou a ser a sede da Instituição Particular de Solidariedade Social Fundação João Gonçalves Júnior, com as valências de infantário e creche. Depois funcionou como Centro de Saúde de Alcochete. Actualmente. Hoje, o edifício encontra-se devoluto e serve de arrumos ao Museu Municipal de Alcochete.

- PUB -

A proposta do executivo da Câmara Municipal vai agora ser remetida à Assembleia Municipal para aprovação.

- PUB -

Mais populares

Terminal Interface de Setúbal a poucos dias de estar concluído

A construção do novo Terminal Interface de Setúbal, na Praça do Brasil, está a poucos dias de estar concluída, com a obra a entrar...

Câmara de Alcochete diz-se disponível para acolher estrutura europeia dedicada ao empreendedorismo

Município endereçou ao Governo “um conjunto de vantagens que considera serem competitivas” para a sua instalação no concelho   Depois de decidido que Portugal passará a...

Moradores na Quinta da Amizade contestam fogos municipais, mas vereador Carlos Rabaçal promete valorização

Na calha pode estar a construção de 268 fogos. Os residentes temem densidade populacional e perderem conforto   Os moradores na Quinta da Amizade, na freguesia...
- PUB -